Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 21 de abril de 2009

Conselho Tutelar local em palestra nas escolas

Em Itaporanga, o Conselho Tutelar tem se esforçado para esclarecer à comunidade o real papel da instituição. Por meio de visitas domiciliares e palestras em escolas, os conselheiros explicam à população que o Conselho Tutelar trabalha pelo bem estar da criança e do adolescente. Durante os encontros, os conselheiros orienta os pais e as crianças e adolescentes sobre o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Criado em 1990, o estatuto determina os direitos da criança e do adolescente, garantindo a cidadania para esta faixa etária da população.
Os conselheiros Roberta Pereira (presidente), Leovegildo, Júnior e Marcelo estiveram visitando várias escolas e programas sociais, em Itaporanga, realizando palestras sobres os mais variados temas nerentes a atuação do Conselho Tutelar. Na Escola Padre Diniz, por exemplo, foram convidados pela diretora Cineide e demais professores para participarem da abertura do projeto "Escola Limpa, Aluno educado". “As crianças nos recebem bem, para conversarmos e tentar compreender a razão da desobediência ao professor e à mãe, por exemplo, onde mostramos que não é o caminho adequado a ser seguido”, diz a presidente do Conselho Roberta Pereira. Na maioria das vezes, garante a conselheira, a conversa funciona bem, e as crianças voltam a se integrar à turma e ter um bom comportamento em sala de aula. "O diálogo é sempre o melhor caminho para essas situações", explica.
No Colégio Estadual Padre Diniz os alunos estão se empenhando em ocupar-se com trabalho de plantar hortas, entre outros, para servir à própria merenda escolar. O projeto é importante para tirar as crianças e adolescentes da marginalização das ruas, através da ocupação de seu tempo, e assim alavancar outros objetivos através de seus próprios esforços. A evasão escolar tem sido ostensivamente combatida pelo Conselho Tutelar nestas visitas. Outras ocorrências como crianças abandonadas na rua, ou em situação de marginalidade também são abordadas. Para se ter uma idéia muitas vezes, o conselho é também chamado para casos de alunos indisciplinados ou que tenham atitudes agressivas.
Já em visita ao Pró Jovem, localizado no Conjunto Chagas Soares, os conselheiros deram uma palestra sobre a atuação do Conselho Tutelar. O Pro Jovem em Itaporanga atende 150 jovens de 15 a 17 anos de idade, distribuidos em quatr coletivos.

O Conselho Tutelar tem a atribuição de fiscalizar o cumprimento dos deveres mencionados no ECA. Também é tarefa da instituição aconselhar os pais ou responsáveis e orientá-los, bem como assessorar a prefeitura na elaboração de programas de atendimento dos direitos da criança.

Nenhum comentário: