Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Zona Franca do Semi-Árido será a solução dos problemas do NE", diz presidente da UBAM

Após realização do 2º Seminário da Zona Franca do Semi-Árido Nordestino, na durante Sessão Especial da Câmara Municipal de Mossoró (RN), o presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana (no centro na foto), concedeu uma entrevista coletiva à imprensa do Rio Grande do Norte, na qual defendeu que o projeto se constitui na única solução para os problemas da Região Nordeste.
A Sessão foi aberta às 15h30min pelo Vereador "Chico da Prefeitura", como é conhecido, pela sua história como ex-gari do serviço de limpeza do Município, com a presença dos Vereadores de Mossoró e de cidades vizinhas, além de Prefeitos e dirigentes de organizações não governamentais e professores da UFRN.No início o presidente da UBAM fez uma longa explanação sobre a proposta da entidade, com a criação da Zona Franca do Semi-Árido, objetivando resolver todos os problemas econômicos e sociais da Região. Ele comentou que o Nordeste possui 43 milhões de habitantes, dentre os quais 50 por cento sobrevive com menos de um salário mínimo, o que vem desencadeando num processo de empobrecimento absoluto, exclusão social e marginalidade.
"O Nordeste tem exportado uma quantidade imensa de mão de obra, porém muito desqualificada. São milhões de nordestinos que superlotam os grandes centros, como são Paulo, Rio, Brasília, Recife e Belo Horizonte, em busca de oportunidades, porém lançados ao desemprego, à fome, sem moradia e vivendo em condições sub-humanas nas favelas, denominadas pelo governo como "bolsões de pobreza". Tudo isso porque não conseguem oportunidades de emprego e renda na sua terra natal, o que muito envergonha nosso país, que ao longo dos anos não promoveu políticas públicas que diminuíssem o êxodo rural e a emigração desnecessária, tendo em vista as potencialidades do Nordeste em relação a vários países do mundo." Disse ele..
Leonardo afirmou que a Zona Franca do Semi-Árido terá inicialmente oito pólos industriais com 50 indústrias cada um. Depois serão expandidos para dez pólos, que vão funcionar em lugares estratégicos de todos os Estados que fazem parte do polígono das secas. Isso vai gerar, segundo ele, mais de meio milhão de novos empregos, proporcionando uma mudança radical na estrutura econômica da Região. "Queremos trazer de volta os nossos irmãos nordestinos, bravos e trabalhadores, para que possam ser empregados na sua terra e disporem das oportunidades que têm direito". Disse ele.
Os Vereadores perguntaram ao presidente da UBAM o porquê da denominação "Zona Franca do Semi-Árido", Ele respondeu: "A estiagem é uma característica própria e natural da nossa Região. Temos que conviver com o nosso solo semi-árido e buscar alternativas para superar essas dificuldades". "Dizer que é somente transpor as águas do São Francisco vai salvar o Nordeste, é mero discurso eleitoreiro, devido a falta de incentivos para a capacitação e preparo agrícola".
"Falta política produtiva, ambiental, educacional e estrutural. Não se pode dar um copo d'água a alguém sem lhe proporcionar qualidade de vida, oportunidade de emprego e renda para adquirir honrosamente o seu sustento. È preciso um projeto maior e mais completo que atenda todos os reclames do homem do campo. Ninguém vai conseguir acabar com a estiagem no Nordeste, o que se deve fazer é aprender a conviver bem com essa característica climática." Finalizou o presidente da UBAM.
O Vereador Lahyre Rosado(PSB), filho da Deputada Federal Sandra Rosado(PSB-RN) e irmão da Deputada Estadual Larissa Rosado, sugeriu a realização de uma Sessão conjunta da Assembléia Legislativa do Ri Grande do Norte com a Câmara Municipal de Mossoró, objetivando a participação de outras entidades e de toda bancada do Estado, tanto no Congresso Nacional como na Assembléia Legislativa e Câmaras Municipais e Prefeituras do Rio Grande do Norte. Ele enalteceu a proposta da UBAM e se prontificou a trabalhar pelo projeto.
O próximo Seminário acontecerá em Juazeiro do Norte(CE), Município inserido no Projeto de Implantação da ZFS, que está na Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Câmara dos Deputados, através de uma emenda à Reforma Tributária, apresentada pelo Deputado Wilson Santiago (PBDB-PB).
Ascom

Nenhum comentário: