Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Defensor público Fernando Enéas acusa o prefeito de Coremas Edilson Pereira por agressão

O defensor público de Coremas, Fernando Enéas , acusa o prefeito Edílson Pereira (PR) e o irmão de o agredirem verbal e físicamente em uma reunião entre lideranças de movimentos sociais e do município, junto com a Defensoria Pública, ocorrida segunda-feira (20). A Polícia Civil e a Procuradoria do Município estão investigando a acusação e, se for confirmada a agressão, o caso será encaminhado ao Ministério Público.
A reunião tinha sido marcada pelo próprio prefeito, atendendo a pedidos de manifestantes e do próprio defensor público que estavam nas ruas da cidade reinvidicando moradias após as perdas causadas pelas fortes chuvas. Fernando narrou que eles foram surpreendidos ao serem recebidos por policiais militares, familiares e políticos aliados do prefeito. Ele ainda contou que a todo instante na reunião o prefeito estava bastante exaltado e que se irritava com frequência.
A agressão teria acontecido quando Edilson se impacientou com o defensor público por ter dito que o prefeito não estava em condições de dialogar com os presentes. Foi quando, segundo o defensor, o prefeito partiu para agressões verbais contra ele. Ao tentar se retirar do ambiente, o irmão do prefeito, conhecido como Chagas, teria barrado a saída do defensor e o machucado. Fernando prestou queixa na delegacia da cidade, onde passou por exame para constatar a agressão.
O prefeito Edilson Pereira (PR), rebateu as acusações do defensor público. Ele contou que não houve agressão, nem por parte dele nem de seu irmão. Disse ainda que ao ser substituído para Coremas, o defensor começou a exigir beneficios da prefeitura, que não pôde atendê-lo. Insatisfeito, Fernando Enéias teria se juntado à oposição e o estaria criticando abertamente, inclusive inventando boatos e calúnias.
A respeito da reunião, Edilson contou que o defensor teria juntado manifestantes para exigirem casas e terras que a prefeitura não poderia fornecer. Ele conta ainda que os manifestantes estavam armados com foices e facões e que gritavam "saia prefeito ladrão". O prefeito convocou a polícia para garantir a segurança na reunião.
Sobre a agressão, Edilson contou que Chagas foi empurrado pelo defensor que tentava deixar a reunião. Mas, ao ser empurrado, seu irmão teria reagido impulsivamente para evitar ser agredido. Ainda segundo o prefeito, até vereadores da oposição presentes na reunião se dispuseram a ser testemunhas de que não houve agressão.
O prefeito aproveitou a entrevista e denúciou o defensor público. Segundo Edílson, Fernando Enéias estaria aplicando golpes no comércio da cidade e irregularmente cobrando para advogar, já que Fernando é um Defensor Público e não pode cobrar para defender a população. Ele ainda falou que Fernando também o teria procurado para tentar empregar sua mulher em qualquer cargo na prefeitura. Além disso, o defensor passou a exigir carros com combustível, computadores, mesas e acessórios para compor um escritório particular.
O prefeito vai entrar com uma representação no Ministério Público, na Defensoria Pública e na delegacia da cidade, pedindo o afastamento do defensor. Na tarde desta quarta (22), o acusado de agredi-lo, Chagas, foi ouvido pelo delegado Cristiano Jackson. Ele negou a acusação de agressão. O promotor do município, Eduardo Torres, disse que caso a denúncia se comprove, Chagas será julgado em fórum. Quanto ao prefeito, pelas agressões verbais, ele pode ser processado por ataque à honra, lesão corporal e constragimento ilegal.
Paraiba1

Nenhum comentário: