Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 26 de abril de 2009

Prefeito Djaci Brasileiro abriu neste sábado o dia D da campanha de vacinação do idoso em itaporanga

O prefeito da cidade de Itaporanga, Djaci Brasileiro, abriu neste sábado (25) às 8h da manhã, o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Influenza (gripe). A solenidade de abertura aconteceu, em clima de festa, na Avenida Getúlio Varga, centro da cidade, e contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Gaudèncio Mendes, da coordenadora municipal de Imunização, Aldênia Paulino, com apoio das demais coordenadorias da Semsa, e de centenas de idosos que acordaram cedo para imunizarem-se contra a gripe. Dr. Djaci convidou os idosos da cidade para comparecerem a um dos pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura no município e em seguida ele próprio dirigiu-se até o posto central montando na Avenida Getúlio Vargas para imunizar-se.
"Quero ser o primeiro a me vacinar, como exemplo", disse o prefeito, ao destacar que a política municipal de assistência ao idoso prima pela segurança e qualidade de vida. "Queremos que nossos idosos se sintam seguros e preparados para encarar os desafios impostos pela idade", disse Djaci.Ele destacou como exemplo os programas municipais de controle da hipertensão e diabetes, além do atendimento odontológico especializado, que hoje está implantado no Centro de Atendimento Odontológico (CEO). Gaudêncio agradeceu aos servidores envolvidos na campanha e destacou a importância do empenho de todos para que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) possa atingir a meta de vacinar os idosos, com 60 anos ou mais.
"A gripe é uma porta para doenças mais graves. Até o dia 8 de maio estaremos trabalhando para conseguirmos alcançar nossa meta", observou o secretário, ao destacar que a vacinação é a melhor proteção contra doenças mais graves, como a pneumonia, que podem comprometer seriamente a população na faixa acima dos 60 anos."Há 20 anos não sei o que é ficar gripada. Sou hipertensa e diabética e como controlo essas doenças tenho uma vida perfeitamente saudável", comentou uma da senhoras vacinadas. A vacinação permanece até o dia 8 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Saúde “Dr. Manoel Medeiros Maia”. A equipe de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, inclusive, já visitou todas as comunidades rurais do município para vacinar os idosos ali residentes.
O prefeito Djaci Brasileiro, durante a solenidade, destacou a importância da vacinação como forma de prevenção de doenças relacionadas à gripe em idosos e fez um apelo para que as pessoas procurem os postos e centros de saúde para que possam ser vacinadas. “Nós precisamos ter um carinho especial com a nossa terceira idade, com a boa idade. A vacina é para você tratar a saúde e não a doença. É prevenir. Hoje o itaporanguense tem expectativa de vida bem maior que em relação a 10, 15 anos atrás. E, aqui em Itaporanga, temos condições de vacinar praticamente 100% de nossos idosos. Por isso faço um apelo à comunidade que venha, procure os nossos centros de saúde e tome a vacina”, destacou o prefeito. Ao meio-dia a coordenadora municipal de Imunização, Adelânia Paulino (centro), acompanhada de sua equipe veio ao programa 'Itaporanga em Foco' para falar do resultado positivo da campanha e agradecer o comparecimento em massa da população idosa da cidade. Logo após a entrevista a equipe retornou para o posto de vacinação para continuar com a campanha, que se estendeu até as 15h. De acordo com o setor de cadastro mais de 600 idosos tinham sido vacinados até o meio-dia. A campanha é específica para quem tem 60 anos ou mais. A imunização é oferecida gratuitamente. Além de proteger o idoso da gripe, a vacina evita complicações em outros problemas de saúde, como aqueles ligados ao coração, pulmão e rim.
Em caso de pessoas em tratamento, é importante, antes de se vacinar, consultar o médico. Quem estiver gripado ou com febre, deve aguardar melhora do quadro, para receber a dose. No caso de pessoas enfermas, acamadas, a Saúde Pública Municipal informa que a equipe de Imunização faz visitas domiciliares, onde a dose será aplicada na própria residência.A Secretaria Municipa da Saúde ofereceu, ainda, durante a campanha um café da manhã repleto de frutas.

Nenhum comentário: