Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Exclusivo: 13º Batalhão de Polícia Militar deve ser instalado nos próximos dias em Itaporanga

Exclusivo - Acabo de receber informação de uma fonte fidedigna, do Comando Geral da Polícia Militar, de que o Comandante Geral Coronel Wilde de Oliveira Monteiro deve instalar nos próximos dias (até o início de junho) o 13º Batalhão de Polícia Militar, com sede na cidade de Itaporanga, e o Batalhão de Trânsito, com sede em João Pessoa. Inclusive, recebemos até os nomes dos futuros comandantes: Major Fernandes comandará o 13º BPM/Itaporanga e o Coronel Hélio o Batalhão de Trânsito. A escolha do Major Fernandes será de forma excepcional com a finalidade de preparar o Batalhão para um Coronel.
Em outubro do ano passado um Boletim (de nº 81), assinado pelo Coronel Wilde, assinalava para isso quando das mudança na denominação das duas Companhias de Polícia Militar sediadas no Vale do Piancó: a 3ª Cia de Itaporanga (que passou a ser 5ª Cia/PM - 3º BPM/Patos) e a 3ª Cia de Conceição (que passou a 4ª Cia/PM - 6º BPM/Cajazeiras). O Bol, trata da estrutura, localização geográfica e dos critérios para instalação de Batalhões, Companhias e Pelotões.
Na página de Nº 5081, O Bol PM estabelece no Capítulo IV como sendo da responsabilidade territorial do 13º BPM/Itaporanga, a seguinte área de circunscrição: Itaporanga, Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda Olho D’água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.
E no Capítulo V, contendo as Disposições Finais, o Bol esclarece que a área do 13º Batalhão de Polícia Militar permaneceria sob a responsabilidade do 3º Batalhão de Polícia Militar e do 6º Batalhão de Polícia Militar até a sua devida ativação: §1º - A Cia PM sediada em Itaporanga, até a ativação do 13º BPM, denomina-se 5ª Companhia de Polícia Militar – 5ª Cia/3º BPM, permanecendo com a atual configuração, sem prejuízo das atividades de estruturação a serem desenvolvidas para fins de instalação do BPM da referida região geo-administrativa (Itaporanga); §2º - A Cia PM sediada em Conceição, até a ativação do 13º BPM, denomina-se 4ª Companhia de Polícia Militar – 4ª Cia/6º BPM, permanecendo com a atual configuração, sem prejuízo das atividades de estruturação a serem desenvolvidas para fins de instalação do BPM da referida região geo-administrativa (Itaporanga).
O 13º Batalhão de Polícia Militar foi criado pela Lei Complementar nº 87/2008, respeitando o disposto no artigo 1º do Decreto nº 30.109/2008, assinado pelo então governador Cássio Cunha Lima, criando e instituindo novos Batalhões de Polícia Militar no estado. Atualmente a 5ª Cia/PM-Itaporanga é responsável pela segurança de 15 (quinze) cidades, 04 (quatro) comarcas, com uma população aproximada de 100 (cem) mil habitantes e com um efetivo policial de mais de 200 (duzentos) homens.
Assim, o 13º BPM - Itaporanga terá a seguinte estruturação:
I - 1ª Companhia: Itaporanga (Atual Sede)
- 1ª Cia/13º BPM
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);
d) 4º Pelotão – Polícia Comunitária;
e) 5º Pelotão - Polícia Rural.

II - 2ª CIA: Conceição - 2ª Cia/13º BPM
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);

III - 3ª CIA: Piancó - 3ª Cia/13º BPM
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);
d) 4º Pelotão – Coremas;

IV - Companhia de Comandos e Serviços - CCSv/Itaporanga
V - Companhia Policiamento de Guardas e Presídios - CPGd/13°BPM
VI - Companhia de Policiamento Especializado - CPE/13°BPM
a) 1º Pelotão – Choque;
b) 2º Pelotão – Policiamento com motos;
c) 3º Pelotão – Policiamento com cães.
Em tempo: Esta semana houve a passagem do comando da 5ª Cia/PM de Itaporanga (fotoacima) quando a Capitã Simone passou os destinos da subunidade ao Capitão Dedeu que está interinamente à frente da função acumulando com o comando do Pelotão de Piancó. A mudança de comando da 5ª Companhia se deve a uma adequação que está sendo feita pelo comando do 3º Batalhão, pois o Capitão Cavalcante foi convocado para fazer parte do efetivo de oficiais da sede, tendo a Capitã Simone colocado a função de comandante da companhia a disposição.
Na verdade, a Capitã Simone não teve uma boa atuação na 5ª Cia/PM, devido em muito à sua ausência de Itaporanga. “Torna-se para mim, desgastante e improdutivo comandar uma companhia deste porte e importância, sem um outro oficial na sede para auxiliar nas ações e operações que a função exige. Agradeço a todos pelo apoio e acolhida, especialmente aos meus companheiros e desejo sucesso ao Capitão Dedeu na sua nova missão”, foi o que disse a Capitã Simone.

Nenhum comentário: