Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ao invés de 5ª Cia é necessário se instalar logo o 13º BPM de Itaporanga, instituído pela lei 87/08

A Cia de Itaporanga possui uma das maiores estruturas do interior
Há alguns dias que a população do Vale do Piancó deparou-se com a mudança na denominação das duas Companhias de Polícia Militar sediadas na região, a 3ª Cia de Itaporanga (agora 5ª Cia/PM - 3º BPM/Patos) e a 3ª Cia de Conceição (agora 4ª Cia/PM - 6º BPM/Cajazeiras). Essa mudança foi estabelecida pelo Boletim de nº 181 da Polícia Militar, assinado pelo Comandante Geral Coronel Wilde de Oliveira Monteiro, no dia 20 de outubro do corrente ano.
Quando fui informado, semanas atrás, da mudança fiquei surpreso pois o que tinha conhecimento é que a Lei Complementar nº 87/2008, respeitando o disposto no artigo 1º do Decreto nº 30.109/2008, assinado pelo então governador Cássio Cunha Lima, criava e instituia novos Batalhões de Polícia Militar no estado, dentre os quais o de Itaporanga, denominado 13º BPM. No projeto referente à estrutura da Polícia Militar foram criados mais oito Batalhões.
São eles: 7º BPM com sede na cidade de Santa Rita; 8º BPM com sede na cidade de Itabaiana; 9º BPM com sede na cidade de Picuí; 10º BPM com sede na cidade de Campina Grande; 11º BPM com sede na cidade de Monteiro; 12º BPM com sede na cidade de Catolé do Rocha; 13º BPM com sede na cidade de Itaporanga; e 14º BPM com sede na cidade de Sousa. Que se juntarão aos: 1º BPM (João Pessoa), 2º BPM (Campina Grande), 3º BPM (Patos), 4º BPM (Guarabira), 5º BPM (João Pessoa) e 6º BPM (Cajazeiras), já existentes. Ainda foram criados, de acordo com o Projeto de Lei: Batalhão de Trânsito Urbano Estadual (Polícia Rodoviária Estadual); Batalhão Ambiental; Batalhão de Operações Especiais; Regimento de Polícia Montada; e o Comando de Operações Aéreas.
Assim o Vale do Piancó esperava a instalação do 13º BPM de Itaporanga e não transformar a 3ª em 5ª Cia/PM. Vejo como falta de compromisso com a região, já que somos uma tríplice fronteira com os estados do Pernanbuco e Ceará, portanto, a merecer atenção redobrada do Estado. O Vale além de clamar necessita da instalação do 13º BPM de Itaporanga. Ora, os Batalhões de Catolé do Rocha e Sousa foram criados. Porquê não o de Itaporanga? A cidade tem uma das melhores estruturas físicas do interior paraibano, sendo esta uma das prioridades para sua efetivação. Ainda de acordo com o Bol PM Nº 0181, na página de nº 5076, que trata da estrutura, localização geográfica e dos critérios para instalação de Batalhões, Companhias e Pelotões, o de Itaporanga ficará da seguinte maneira:
13º Batalhão de Polícia Militar - Itaporanga
I - 1ª Companhia: Itaporanga (Atual Sede) - 1ª Cia/13º BPM
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);
d) 4º Pelotão – Polícia Comunitária;
e) 5º Pelotão - Polícia Rural.
II - 2ª CIA: Conceição - 2ª Cia/13º BPM
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);
III - 3ª CIA: Piancó - 3ª Cia/13º BPM
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);
d) 4º Pelotão – Coremas;
IV - Companhia de Comandos e Serviços - CCSv/Itaporanga
V - Companhia Policiamento de Guardas e Presídios - CPGd/13°BPM
VI - Companhia de Policiamento Especializado - CPE/13°BPM
a) 1º Pelotão – Choque;
b) 2º Pelotão – Policiamento com motos;
c) 3º Pelotão – Policiamento com cães.
Em sua continuação o Bol PM de Nº 0181, na página de Nº 5081, estabelece no Capítulo IV como sendo da responsabilidade territorial do 13º BPM/Itaporanga, a seguinte área de circunscrição: Itaporanga, Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda Olho D’água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.
A Companhia de Itaporanga é uma das maiores do interior paraibano
Porém, no Capítulo V, contendo as Disposições Finais, o BOL PM de Nº 181 esclarece que a área do 13º Batalhão de Polícia Militar permanecerá sob a responsabilidade do 3º Batalhão de Polícia Militar e do 6º Batalhão de Polícia Militar até a sua devida ativação. Confira:
§1º - A Cia PM sediada em Itaporanga, até a ativação do 13º BPM, denomina-se 5ª Companhia de Polícia Militar – 5ª Cia/3º BPM, permanecendo com a atual configuração, sem prejuízo das atividades de estruturação a serem desenvolvidas para fins de instalação do BPM da referida região geo-administrativa (Itaporanga).
§2º - A Cia PM sediada em Conceição, até a ativação do 13º BPM, denomina-se 4ª Companhia de Polícia Militar – 4ª Cia/6º BPM, permanecendo com a atual configuração, sem prejuízo das atividades de estruturação a serem desenvolvidas para fins de instalação do BPM da referida região geo-administrativa (Itaporanga).O então governador Cássio Cunha Lima quando instalou a Sede Administrativa do Governo do Estado em Itaporanga, no dia 15 de junho de 2006, prometera ali criar um Batalhão de Polícia Militar no Vale do Piancó e assim o fez, ao instituí-lo através de Lei e Decreto em 2008. O atual governador José Maranhão deve, agora, ativar o 13º BPM/Itaporanga, como forma de prestigiar e destinar atenção especial ao Vale no quesito Segurança Pública. É justo, necessário, estratégico e providencial.

Nenhum comentário: