Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Brasil Volta a Liderar Ranking da FIFA

A seleção brasileira de futebol viajou para a África do Sul, onde tentará conquistar o seu 6º título mundial, levando em sua bagagem o primeiro lugar no ranking da FIFA, posição que não lhe era favorável desde outubro de 2009. Com 1.611 pontos, o Brasil é seguindo de perto pela seleção espanhola com 1.565 pontos, tendo Portugal, um dos adversários do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, em terceiro.
Criado em 1993 para estipular quais as melhores seleções de futebol do mundo, a FIFA nunca esclareceu com nitidez os critérios que adota para chegar aos números que estão sendo divulgados agora, por exemplo. Acredita-se que o primeiro critério seja o resultado dos jogos, levando-se em conta o seguinte: se o time mais “forte” ganhar recebe menos pontos; se for o mais “fraco” a ganhar, recebe um número maior de pontos. Depois há um bônus para a equipe que está jogando dentro ou fora de casa. O resultado é multiplicado por um fator representativo do continente da seleção, nunca divulgado. Finalmente, vem o peso de cada competição, estabelecendo-se 0,7 para partidas amistosas; 0,8 para copas continentais ; e 1 para a copa do mundo.
A seleção da Costa do Marfim, outra adversária do Brasil na primeira fase, se manteve na 27ª posição. Entre os 10 primeiros lugares do ranking da FIFA, apenas a seleção da Croácia não estará presente na décima nona edição da Copa do Mundo, a ser disputada na África do Sul.
Confira abaixo a relação das 10 seleções, segundo o ranking da FIFA:Por Waldeban Medeiros

Nenhum comentário: