Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 22 de maio de 2010

Vereadores encontram portas da Câmara fechadas e realizam sessão no meio da rua em Itaporanga

A população de Itaporanga deparou-se com uma cena 'inusitada' na noite deste sábado (22) em plena Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade. Os vereadores Francisco Saulo (PSDB), Lula da Farmácia (PSDC), Zé Porcino (PMDB), Duvan Pereira (PMDB), Zeca da Encarnação (PMDB), que se ausentaram da sessão extraordinária realizada na última quarta-feira (19), além de José Valeriano (PTB) decidiram realizar uma sessão hoje de maneira inusitada. Após encontrar as portas da Câmara Municipal fechadas eles decidiram realizar uma sessão no meio da rua.
Sinceramente uma cena lamentável que causava risos nos presentes e transeutes que passavam pela rua. Se a imagem da Câmara já estava abalada com os últimos acontecimentos acabou-se aí de chegar ao fundo do poço. Antes de realizar a sessão no meio da rua os vereadores ainda tentaram contratar um chaveiro para abrir forçadamente a porta da Câmara, sem sucesso. É que o Presidente da Casa, vereador José Queiroz (PMDB), encontra-se em João Pessoa com o também vereador Herculano e como não havia convocação para sessão neste sábado (22) ele não autorizou abrir as portas do prédio.Os vereadores fizeram a sessão de fronte ao Banco do Brasil, que fica localizado embaixo da Câmara Municipal
Tudo isso ainda é resultado da polêmica sessão da última quarta-feira quando estava marcada uma sessão extraordinária para julgar as contas do ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB), referentes ao exercício de 2006, reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que imputou ao ex-gestor um débito de R$ 496 mil, além da perca de seus direitos políticos.
Naquela sessão, apesar de todos assinaram a convocação, só compareceram quatro vereadores: José Queiroz (Presidente), Erivaldo Rufino (PSDB), Herculano Pereira e José Valeriano, ambos do PTB. Ali as contas de Porcino não puderam ser apreciadas devido a ausência da bancada da oposição, com ajuda principal e primordial do líder da situação vereador Saulo.
Ao final daquela sessão o presidente Zé Queiroz (PMDB), declarou que sem uma posição da Câmara sobre o caso permaneceria a decisão tomada pelo TCE. Desta forma como o prazo final para apreciação das referidas contas pela Câmara acaba neste domingo (23) e sem sessão a ser convocada o ex-prefeito Antônio Porcino está inelegível e deve devolver esses recursos aos cofres públicos de Itaporanga. No entanto, o ex-gestor tentou durante quinta e sexta conseguir uma liminar junto ao Poder Judiciário que adiasse o prazo estabelecido.
Como não conseguiu a saída seria votar e aprovar a matéria. O vereador Francisco Saulo que quinta-feira (20) tentou se redimir em público pela omissão praticada, desta vez, desencadeou uma operação, comandada e ordenada pelo ex-gestor, para realizar a sessão deste sábado e, se tiver os dois terços presentes, votar a aprovar a matéria enconbrindo assim a 'corrupção' instalada em Itaporanga, durante a gestão passada.Vereadores na frente da Câmara, que encontrava-se com as portas fechadas
Saulo, então, procurou os funcionários que estavam com a chave da Câmara, mas, não conseguiu pegá-la porque os mesmos pediram uma convocação por escrito e entregue à Presidência da Casa. Como não tinham também não se abriram as portas. "Eles vieram com convocação de boca e sem a permissão do presidente não abrimos nenhuma porta", disse o servidor. Um chaveiro foi chamado mas não deu certo. A solução foi realizar a sessão na rua.Então, os vereadores pegaram mesas em um bar vizinho ao prédio da Câmara e fizeram da rua um plenário. Durante esta sessão apresentaram requerimentos, no entanto, não apreciaram as contas de Porcino e a decisão do TCE permaneceu tomada. De resto, a população só viu essa atitude dos vereadores faltosos como o "Fundo Poço", "Circo", "Palhaçada"...Policiais garantiram que as portas não fossem arrombadas nem o patrimônio público depedrado
A Câmara estava fechada porque o presidente Zé Queiroz e o vereador Herculano estão em João Pessoa mas disseram no final da sessão passada que não haveria mais sessão esta semana. Portanto, se os vereadores faltosos quisessem realizar uma sessão dentro do prédio sede só se arrombassem as portas, o que se tornaria crime contra o patrimônio Público.
Chegaram perto!

Nenhum comentário: