Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Senado aprova projeto "Ficha Limpa"; Na Paraíba Cássio pode ser candidato ao Senado Federal

O Senado aprovou, em sessão extraordinária, no início da noite (19) por unanimidade dos 76 senadores presentes o projeto “ficha limpa”. O projeto vai agora à sanção de Lula. Fica a dúvida quanto ao início da vigência. Há quem diga que vale já para a eleição de 2010. Mas pode valer só para a próxima. Deve-se a dúvida a uma encrenca chamada “princípio da anualidade”: para vigorar numa eleição, regras novas têm de ser aprovadas pelo menos um ano antes.
A proposta nasceu das ruas, chegando ao Congresso, em setembro de 2009, escorado em 1,6 milhão de assinaturas. De acordo com o projeto ficam inelegíveis por oito anos os condenados por crimes graves em julgamentos colegiados (tribunais de segunda instância). Relator da proposta no Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO) estima que algo como 25% das candidaturas de 2010 subiram no telhado.
Porém, uma emenda de plenário, apresentada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), estabelece que a proibição para que pessoas com condenações por colegiados se candidatem a cargos eletivos só valerá para sentenças proferidas após a promulgação da lei. Assim, mesmo os poucos casos que seriam atingidos pela proposta poderão se candidatar. Uma das novidades da nova lei é que não serão mais preservados os direitos políticos de quem renuncia ao mandato para escapar de eventual cassação depois de denúncia.
De acordo com a proposta, a inelegibilidade alcançará o acusado desde o momento em que é aceita a denúncia, tornando o político inelegível pelo período remanescente do mandato e nos oito anos seguintes ao término da legislatura. “Se o candidato foi condenado a uma pena de dez anos, ficará inelegível por mais oito anos, além dos dez da condenação”, explicou Demóstenes. “Praticamente todo Código Penal e toda lei extravagante, todo crime de relevância, praticado por qualquer um, inabilita o condenado”, explicou.E na Paraíba ? O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) pode ser candidato, uma vez que foi condenado por órgão colegiado, mas já cumpriu sua pena. Nenhum político da Paraíba é atingido pelo texto da nova lei e todos poderão candidatar-se nas eleições deste ano.

Nenhum comentário: