Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ibope: Maranhão tem 48% e Ricardo Coutinho 36%; Na espontânea Zé aparece com 50% e RC com 29%

O IBOPE acaba de divulgar os números para a corrida eleitoral de 2010 na Paraíba. De acordo com os números da pesquisa, o governador José Maranhão (PMDB), lidera a disputa para o governo do Estado, com 48% das intenções dos votos, enquanto o segundo colocado, Ricardo Coutinho (PSB) ficou com 36% da preferência do eleitorado, uma diferença de 12%. A pré-candidata a governador Lourdes Sarmento 1%(PCO).
Já na pesquisa espontânea, Maranhão obteve 50% dos votos e Ricardo Coutinho 29%. Erico Feitosa e Lourdes Sarmento atingiram 1%. Nelson Junior não foi citado e 19% disseram que não sabe responder. Já 1% acredita que nenhum destes será o eleito. A pesquisa também quis saber a rejeição dos eleitores aos nomes dos pré-candidatos e Erico Feitosa obteve maior, com 30%, e Ricardo a menor, com 24%. Maranhão e Nelson Júnior ficaram com 29% e Lourdes Sarmento 27%.
Esta é a primeira pesquisa realizada na Paraíba após a desistência do senador Cícero Lucena (PSDB). A primeira pesquisa do IBOPE foi realizada em setembro de 2009. O resultado foi um empate técnico entre os pré-candidatos Ricardo Coutinho, que teve 38%, e José Maranhão, com 37%. O senador Cícero Lucena apareceu em terceiro lugar, com 14% dos votos.
As comparações dos números, portanto, mostram que basicamente o eleitorado do senador tucano migrou quase que completamente para o peemedebista, que cresceu 11% desde a última pesquisa. Ricardo Coutinho, por outro lado, caiu dois pontos percentuais entre outubro e maio. A vitória de Maranhão, por sinal, acontece em cinco das seis regiões do Estado. Inclusive em João Pessoa, a capital onde Ricardo, na condição de ex-prefeito, era tido como imbatível. Contando apenas os votos dos pessoenses, a pesquisa aponta que Maranhão tem 44% das intenções de voto, contra 35% de Ricardo Coutinho.
Maranhão vence ainda na Zona da Mata (53% contra 35%), no Agreste (53% contra 38%), na Borborema (58% contra 27%) e no Sertão (48% contra 35%). Perde apenas em Campina Grande, onde Ricardo Coutinho aparece com 39% dos votos e Maranhão surge com 32%. De certa forma, os números de Campina Grande mostram o poder político do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que nas últimas eleições sempre venceu com larga vantagem na cidade e que agora em 2010 está pedindo voto para o candidato de João Pessoa.
A pesquisa, contratada pela TV Cabo Branco, foi realizada entre os dias 21/05/2010 e 28/05/2010 e ouviu eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 3% , para mais ou para menos. (paraiba1)

Nenhum comentário: