Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 6 de março de 2010

Guerra à poluição sonora: Curadoria de Itaporanga capacita policias, servidores da SAMA e oficiais de justiça para manuseio de decibelimetro

Em janeiro passado o promotor/curador Dr. Eduardo Freitas em entrevista concedida ao Blog (Dr. Eduardo Freitas fala ao Blog sobre carência de promotores e aumento do consumo de drogas e da prostituição infantil em Itaporanga ) onde abordou sobre vários temas disse que iria apertar o cerco à enorme poluição sonora existente hoje nas ruas de Itaporanga, principalmente, em se tratando de carros de som. Pois bem, o primeiro passo foi dado esta semana com o treinamento dos profissionais para manuseio de decibelimetro.
"Quem abusa com poluição sonora está cometendo um crime ambiental ou uma contravenção penal. Inclusive, alerto os donos de bar que eles são co-autores desse crime ao permitir que os clientes cometam exageros em seus estabelecimentos. Com relação aos abusos dos carros de som, vou identificar os proprietários de carros de som para solicitar que a Sudema possa colocá-los dentro da lei e em harmonia com a sociedade", disse, na ocasião, Dr. Eduardo.
Pois bem, quinta-feira (4) e sexta-feira (5) foi realizado, no auditório da Promotoria/Curadoria de Justiça em Itaporanga, o curso para manuseio do etilometro e decibelimetro. O curso teve como público alvo os policiais militares da sede da 5ª Companhia bem como dos pelotões de Piancó e Coremas, que também enviaram policiais, membros da Secretaria de Meio Ambiente do Município e Oficiais de Justiça da cidade de Itaporanga.
Os profissionais da Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (SUDEMA) vieram à Itaporanga, exclusivamente para o desenvolvimento e aplicação dos ensinamentos. Nota-se em todos os meios, a necessidade de usar esses aparelhos, principalmente porque teria facilitado o trabalho das polícias e por conseqüência, a aplicação da Lei, sem a existência de barreiras e/ou injustiças. O promotor curador da comarca de Itaporanga, Dr. Eduardo Freitas, resolveu interceder e junto ao órgão ambiental conseguiu trazer para o Vale do Piancó profissionais qualificados para a aplicação do curso; os quais estão bastante empenhados para que os participantes saiam das instruções sabendo manusear sem receio, esses aparelhos, que são “fortes” aliados no combate à embriaguez no trânsito e principalmente do problema de poluição sonora, (som abusivo) provocada exclusivamente pelos barulhentos carros de som, que hoje pode se dizer que são perturbadores contumazes nas diversas cidades da região do Vale do Piancó, principalmente.Outros ensinamentos, certamente serão direcionados para os profissionais de segurança pública do Vale do Piancó, principalmente porque é chegada a hora de abolirmos a letalidade das armas. Temos que nos apegar aos meios modernos; de combate ao crime quer seja ele, iminente ou consumado; em andamento ou no afã de vir a molestar as famílias e pessoas de boa índole. (com 5ª Cia/PM)

Nenhum comentário: