Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 24 de março de 2010

FUNCAR envia ao Presidente Lula carta pedindo a implantação de campus da UFCG em Itaporanga

FUNDAÇÃO CULTURAL PROFª.ANÁLIA RODRIGUES
CNPJ/MF 02.488.555/0001-50
Praça João Pessoa, S/N – Centro – ITAPORANGA (PB)
CEP – 58780-000

ITAPORANGA (PB), 23 DE MARÇO DE 2010.


Ao
Exmº. Sr. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
DD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
BASÌLIA (DF).

Senhor Presidente da República,

Através da presente, levamos ao conhecimento de V. Exa. que a UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), com sede e foro na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, em cumprimento ao seu plano de expansão de campi nas regiões geo-administrativas do Estado da Paraíba totalmente desprovidas desse serviço educacional, quer em relação ao Ensino Superior quer na área tecnológica, elegeu a Cidade de Itaporanga para sediar o Campus na Região do Vale do Piancó, sem nenhuma Escola de Nível Superior ou de Nível Tecnológico. Assim, em 2005 criou os Campi de Itaporanga, Cuité, Sumé e Pombal.
Os campi de Cuité, Pombal e Sumé já estão funcionando normalmente. O de Itaporanga, infelizmente e para desgosto dos habitantes do Vale do Piancó, região composta de 20 Municípios, com uma população acima dos 160 mil habitantes e um contingente eleitoral atual que supera os 100 mil eleitores.
A frustração é tanta com a falta de Escola de Nível Superior que fez com que a população , ultimamente, se reunisse e, de forma organizada, passou a reivindicar da classe política, nossos representantes nas Câmaras de Vereadores dos Municípios que compõem o Vale do Piancó, na Assembléia Legislativa da Paraíba e os nossos representantes no Congresso Nacional, para num só ideal reinvidicar junto aoo Governo de Vossa Excelência IMPLANTAÇÃO JÁ do Campus da UFCG aqui em Itaporanga. Como prova dessa mobilização popular é que, no dia 26 de Fevereiro próximo passado, a Praça Monsenhor José Sinfronio em Itaporanga, foi palco da maior concentração cívica com a participação de Prefeitos, Vereadores, Deputados Estaduais e Federais, Estudantes, Professores, os diversos segmentos da sociedade civil organizada, o Magnífico Reitor da UFCG, Thompson Mariz, a Magnífica Reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Dra. Marlene Alves, nossa conterrânea. Todos num só grito de ordem UFCG, CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ.
Na fala levada ao público presente ao evento, destacamos a do Magnífico Reitor da UFCG, Doutor Thompson Mariz, que entre outras afirmativas deixou bem claro que o Campus de Itaporanga fora realmente criado em 2005 e que sua implantação e, efetivamente, seu funcionamento dependia, apenas, da contratação de 20 Professores mediante autorização do Governo Federal para selecioná-los através de concurso público e consequentemente contratá-los esse fim específico ou então determinar o remanejamento desses Professores porventura pertencentes ao quadro de Reservas do Ministério da Educação.
Essa afirmativa deixou a população bastante satisfeita e confiante de que Vossa Excelência, Presidente Lula, sensível aos anseios dos mais desassistidos do Ensino Superior de qualidade numa região que impera a desigualdade social onde os afortunados dispõem dos meios diversos para que os seus filhos cursem as Universidades das mais diversas espalhadas no Estado ou fora deste e os outros que representa a grande maioria se contentem em se deslocarem a cidades próximas que distam no mínimo 120 km, enfrentando toda espécie de riscos, dentre os quais o transporte escolar público, na sua maioria, de péssimo estado de conservação.
Ante o exposto, Senhor Presidente, vem a FUNDAÇÃO CULTURAL PROFESSORA ANÁLIA RODRIGUES, permissionária para executar o Serviço de Radiodifusão Comunitária na Cidade de Itaporanga, BOA NOVA FM, na freqüência 87,9 Mhz, implorar o bom senso de V. Excelência, no sentido de determinar ao Senhor Doutor Fernando Adadd, Ministro da Educação, a tomar as providências urgentes para que o Campus Universitário da UFCG na cidade de Itaporanga-PB. passe a funcionar já no segundo semestre deste ano, para tanto, tomando as providências necessárias quanto às exigências apresentadas pelo Magnífico Reitor da UFCG, Doutor Thompson Mariz, conforme já relatado.
Esperamos, pois, que V. Exa., Companheiro Lula, atenda aos anseios de toda a Região do Vale do Piancó, cujo benefício perpetuará na memória de uma gente sofrida e desassistida do Ensino Superior.
Com os nossos agradecimentos antecipados,

P/Fundação Cultural Profª. Anália Rodrigues

FRANCISCO PEDRO
PRESIDENTE

Um comentário:

LUZIA DA SILVA disse...

Essa FUNCAR foi criada pelo Dr. Titico Pedro já há alguns anos. O que sabemos dessa entidade é que ela é detentora, com exclusivbidade, para exercitar o serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Itaporanga, na frequência 87,9 MZH, alcunhada de BOA NOVA FM. A rádio tem uma divulgação muito especial iniciando-se às 05 horas e findando-se às 22 horas. O programa que mais eu escuto é o apresentado às 17 horas intitulado O CONSOLADOR e também o musical apresentado pelo Inácio Farias show. Nas sextas e sábados estou ligado no programa "TITICO EXPLICA" porque gosto de ouvir o Dr. Titico juntamente com o Paulo Mirato sempre tecendo comentários sobre a luta em favor do Campus da UFCG em Itaporanga. Isso já virou uma mania para mim. Eu me lembro muito bem que essa atual fase em favor do campus surgiu exatamente com o lançamento do programa "TITICO EXPLICA" Muito bem Fundação Cultural Professora Anália Rodrigues - FUNCAR pela iniciativa e que as outras entidades do Vale do Piancó também façam o mesmo o custo é mínimo e o resultado que se espera positivo valerá e muito para o engrandecimento de todo o Vale do Piancó. Só lembrando que a RÁDIO BOA NOVA FM é a única rádio comunitária da cidade de Itaporanga, conforme escuto diariamente na vinheta veiculada pela citada emissora. Parabéns a todos de Itaporanga e do Vale do Piancó. Lembrando que nessa luta em prol do campus da UFCG em Itaporanga sempre cabe mais um, pois assim já declarou o Dr. Silvino:Nessa! nenhum graduado, pois todos são soldados e adesistas de primeira hora. VEM! VEM PRÁ CÁ VOCE TAMBÉM. Luzia