Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 28 de março de 2010

No Maranhão o PT rejeita aliança com o PMDB (de Sarney) decide em votação apoiar nome do PCdoB

O Partido dos Trabalhadores na Paraíba registrou, no último dia 19, dois documentos em que deve apontar qual candidato vai apoiar nestas eleições: se o governador José Maranhão (PMDB), que obteve 26 assinaturas, ou o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), com 15 assinaturas. Os dois documentos servirão para debate no encontro estadual do PT, a ser realizado entre 8 e 10 de abril, quando a sigla vai decidir oficialmente quem vai apoiar em 2010.
O nome de Zé Maranhão foi referendado pela turma do deputado Rodrigo Soares, atual presidente do PT paraibano, e de Luciano Cartaxo, atual vice-governador do Estado. Já o nome de Ricardo Coutinho recebeu apoio da turma do deputado federal Luiz Couto, do ex-vereador Júlio Rafael, de Walter Aguiar e Antônio Barbosa, presidente do PT em João Pessoa. Rodrigo afirma que a decisão de apoio à reeleição do governador é "prego batido e ponta virada" por reproduzir na Paraíba a aliança nacional.
Porém, nem todos os estados irão seguir ao pé da letra esse entendimento. O Diretório do PT no Maranhão decidiu ignorar a vontade de Lula. Na disputa pelo governo maranhense, o petismo de lá apoiará a candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB). Lula defendia o apoio à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). Dino prevaleceu sobre a filha do presidente do Senado, José Sarney (PMDB). A decisão foi tomada neste sábado (27), em São Luís.
Consumado o resultado, Dino foi convidado a comparecer ao encontro do PT: "Foi uma grande vitória para o povo do Maranhão", discursou, sob aplausos. Franqueará palanque à presidenciável Dilma Rousseff. Além de Dino, Roseana terá contra si Jackson Lago, do PDT. Cassado pelo TSE, Lago prepara-se para retornar aos palanques. Em Brasília, o partido de Lago está fechado com Dilma. No Maranhão, tenta costurar um acordo com o PSDB de José Serra.
Aqui na Paraíba, apesar de perder na eleição interna do PT, Luiz Couto continua irredutível à aliança com Zé Maranhão. Cientes da derrota interna, petistas mais ligados a Ricardo (PSB), partido da base de Lula assim como o PCdoB lá do Maranhão, sugerem que a decisão final saia apenas em junho, quando das convenções.

Nenhum comentário: