Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 28 de março de 2010

F. Enéas: "A propósito da pesquisa Data Folha"

Analisando a pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo no último sábado, mostrando o Zé Serra, em pesquisa estimulada, com 36% das intenções de votos, seguido por Dilma, com 27%; enquanto na pesquisa espontânea, Dilma continua sua curva ascendente. Tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e agora chegou a 12%. Percentual que a coloca à frente do Presidente Lula (8%), enquanto Serra pontuou espontâneos 8%, o mesmo percentual de dezembro. Além de tudo , Serra e Ciro são os mais rejeitados (25% e 26%) respectivamente.
Diante disso tudo, tomei do meu chá de decomfiômetro e cheguei à conclusão de que trata-se de pura manipulação eleitoral.
O que, diga-se de passagem, também acontece aqui na Paraíba, onde o Correio e seu capo Roberto Cavalcante confecciona e manipula pesquisas eleitorais ao seu bel prazer e conveniência.
Mas, voltemos à pesquisa da Folha de São Paulo.
É o tipo de pesquisa feita para motivar, estimular e encorajar. Principalmente para quem precisa desse tipo de noticia. É o caso do Zé Serra, que vem de serra abaixo, de uma péssima administração a frente do governo de São Paulo.
Atentem para o recente caso dos professores paulistas, tratados a base da porrada e do spray de pimenta nos olhos.
E isso para não falar na cobrança inconstitucional de pedágios que ferem o direito de ir e vir da população; prejuízos ao sistema educacional com falta de docentes e leis que limitam o reajuste salarial de professores; criminalização dos movimentos sociais; ameaça e perseguição a jornalistas independentes; enchentes, desabamento e buraco-cratera no metrô; apagões; violência neofascista contra moradores de rua, homossexuais, negros e nordestinos; caos no trânsito e outras situações vexatórias impingidas a população paulista, frutos da inércia e absoluta falta de criatividade e planejamento administrativo do caótico “governo Serra”, que a mídia representada pelos “jornalões” Folha, Estadão, Veja e, pela Rede Globo esconde e, atira serra abaixo, para baixo do tapete.
É muito curioso. Dilma na pesquisa espontânea ultrapassou não só o Serra como também o Lula. Dilma na pesquisa espontânea cresce, mas na estimulada cai? Como explicar essa discrepância entre os números da pesquisa espontânea e da estimulada? È de perguntar para óbvia resposta: qual fato justificaria o súbito crescimento do Zé Serra? A greve dos professores em São Paulo? Os pedágios? As enchentes? Os buracos? A fracassada campanha em querer fazer o Aécio Neves seu vice? O impeachment do kassab? A verdade é que não aconteceu nada, mas absolutamente nada, que pudesse catapultar a candidatura do Zé Serra, serra acima.
Curioso ainda é que a Folha aproveita justamente o momento do julgamento do “casal Nardoni”, onde toda a população brasileira estava de olhos cravados nas TVs para noticiar a pesquisa e a subida do Serra, serra acima!
É que a Grande Mídia Golpista e as facções mais extremistas do PSDB, DEM e do PPS investiram tudo e mais um pouco na candidatura Serra e estão dispostos a tudo.
Para tanto, não só a Folha de São Paulo que controla o DATA FOLHA, assim como a Rede Globo, que controla o IBOPE trabalham a margem da LEI. Fazem o que dá na telha para manipular a opinião pública. Principalmente agora que não dá mais para esconder a escancarada mediocridade e incompetência da administração do Zé Serra à frente do governo paulista.
A Folha, por exemplo, busca fazer a população acreditar que o Serra subiu a serra, cresceu nas pesquisas. Mas, a questão não é apenas o fato de acreditar, ou não, em pesquisa eleitoral. A questão é acreditar, ou não acreditar, em pesquisa encomendada (e manipulada) pela Folha.
MELHOR SERIA SE O ZÉ SERRA COMEÇASSE A PAGAR UM SALÁRIO DECENTE AOS PROFESSORES PAULISTAS!
E, aqui, duas informações, no mínimo curiosas, que podem explicar o resultado dessa pesquisa:
1. Na pesquisa estimulada, a Folha incluiu o nome de 7 (sete) irrelevantes, “partidos nanicos” , a exemplo do PT do B e outros nanicos sem expressão, que, disputarão as eleições, buscando confundir o pesquisado, principalmente aquele que apenas ouviu falar da Dilma, pois no cartão de resposta constam agora 11 (onze) nomes ao invés de 4 (quatro) como era antes.
A troco de quê o Datafolha incluiu os irrelevantes 7 (sete) “nanicos” na pesquisa?
2. Discrepância no nível de informação dos entrevistados, pois os que ainda declaram o voto em Lula na espontânea são 20% para o Ibope e apenas 8% para o Datafolha.
Há de se perguntar: os parâmetros adotados pelo Ibope e pelo Datafolha na escolha dos entrevistados não seguem a mesma lógica.
Portanto, pura manipulação de pesquisa eleitoral.
DAÍ, VALE LEMBRAR, NÃO SÓ AOS DE LÁ, COMO AOS DE CÁ:
A manipulação de pesquisa eleitoral é um crime previsto no parágrafo quarto do artigo 33 da Lei 9.504/97:
§ 4º – A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de cinqüenta mil a cem mil UFIR.
O parágrafo terceiro do artigo 34 da mesma Lei prevê ainda que:
§ 3º – A comprovação de irregularidade nos dados publicados sujeita os responsáveis às penas mencionadas no parágrafo anterior, sem prejuízo da obrigatoriedade da veiculação dos dados corretos no mesmo espaço, local, horário, página, caracteres e outros elementos de destaque, de acordo com o veículo usado.
Nessa seara de manipulação da opinião pública que vem desde Joseph Goebbels, o ministro do Povo e da Propaganda de Adolf Hitler (Propagandaminister) na Alemanha Nazista, conflitos e manipulações, muito bem maiores hão de vir, e o problema é como gerenciá-las (los). Se a Democracia tem como principio maior a liberdade. Que o preço da liberdade seja então o da eterna vigilância. Que cada um de nós cidadãos estejamos atentos, criticos, vigilantes, em nossas trincheiras de cidadania.

Nenhum comentário: