Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 27 de março de 2010

Coluna Destaque Vale do Piancó, no JP de hoje

Confira a seguir a coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado (27) no jornal da Paraíba, sob comando do amigo Quinca Remígio. Na foto acima a Flávia Serra Galdino falou nos dois dias da Conferência de Saúde, sobre saúde mental, realizada em Piancó, onde o público esclareceu as dúvidas sobre o tema:
Saúde Regional - A Prefeitura de Piancó realizou a primeira Conferência Regional de Saúde Mental do Vale do Piancó. O evento, que durou dois dias, foi promovido pela Câmara de Vereadores e contou com a presença maciça de nove secretários municipais de Saúde. Entre os palestrantes, a prefeita Flávia Serra Galdino. Médicos e agentes da Polícia Federal também compareceram.
Saúde Regional II - Durante a Conferência Regional de Saúde, foram debatidos inúmeros temas. Como a ampliação de leitos nos Centros de Assistência Psicossocial (Caps), aquisição de veículos e outros suportes básicos para atender à demanda de saúde mental regional da população que busca esse tipo de atendimento. Os delegados foram votados e escolhidos de forma democrática durante o evento.
Saúde Regional III - Participaram dos debates os secretários de Saúde de Emas, Olho D’água, Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Aguiar, Piancó, Igaracy e Itaporanga; além de médicos, assistentes sociais, enfermeiros e simpatizantes que integram a área de Saúde. Vários estudantes, professores profissionais autônomos, simpatizantes da área e a população participaram efetivamente do evento.
Saúde Regional IV - A prefeita Flávia Serra Galdino disse que a Conferência foi sucesso absoluto diante dos temas discutidos. O secretário de Saúde de Igaracy e a coordenadora dos Caps, Wanderlândia Tomaz, presidiram a mesa e direcionaram os temas debatidos. A prefeita informou que na próxima semana enviará um documento com os temas debatidos aos prefeitos para análise e redação final.
Liderança - A prefeita Flávia Serra Galdino provou sua liderança e capacidade de articulação quando realizou a 1ª Conferência Regional de Saúde Mental. Na ocasião, ela reuniu mais da metade dos secretários de Saúde do Vale na Câmara de Vereadores de Piancó. Além disso, a presença de vários profissionais e estudantes que ouviram atentamente a todas as discussões sobre o assunto.
Insegurança - Apesar do esforço da polícia, o Vale do Piancó nos últimos meses está sendo assolado por uma onda de roubos, estupros, tráfego de drogas, furtos, assaltos, sequestros e crimes. Desde junho do ano passado que a população convive com o medo, violência e atos de extrema barbárie. As autoridades ainda não se acordaram para combater esse mal e tranquilizar seus moradores.
Samu - Na próxima terça, Piancó será outra vez o centro das atenções na área de Saúde. Já foi confirmada a presença de 22 prefeitos e secretários do Vale e da região de Princesa Isabel. Eles vão participar de uma reunião com a coordenadora Estadual de Urgência e Emergência, Alana Barreto, para debater a descentralização do Samu Regional de Piancó.
Samu II - O evento será no auditório da Câmara de Vereadores de Piancó. Na pauta também a discussão das 14 ambulâncias que o Samu receberá e irá distribuí-las em pontos estratégicos de cada município.

Nenhum comentário: