BR-361/PB – Antes e depoisDesde 2003, quando assumiu a Superintendência do DNIT na Paraíba, o itaporanguense Expedito Leite da Silva vem desenvolvendo importantes ações no Vale do Piancó que se iniciou com a restauração total da BR-361, especificamente no trecho compreendido entre Olho d’Água e Itaporanga, cuja luta foi desenvolvida em duas etapas, justamente porque a rodovia era estadualizada, havendo a necessidade de voltá-la à jurisdição federal para então proceder com as intervenções que resultaram na completa restauração da rodovia.
Técnicos do DNIT trabalhando nas avenidas de Itaporanga
Técnicos do DNIT trabalhando nas avenidas de ItaporangaEm 2009, a rodovia BR-361 voltou a ser totalmente restaurada, desde Patos até Itaporanga, ganhando novo recapeamento, novos acostamentos, completa recuperação e/ou construção de meios fios e galerias pluviométricas, bem como moderna sinalização. Incluída no programa CREMA – 1ª Etapa, juntamente com mais outras rodovias.

BR-361/PB – Moderna sinalização ajuda a embelezar a cidade
A BR-361/PB corta, literalmente, a cidade de Itaporanga ao meio. O segmento da rodovia que passa por dentro da cidade recebeu moderna sinalização, inclusive com faixa para pedestres, contribuindo para que Itaporanga continue ostentando o título de “Rainha do Vale”.
Avenida Santos Dumont, em Itaporanga (entrada da cidade vindo pela BR-361)
Avenida Santos Dumont, em Itaporanga (entrada da cidade vindo pela BR-361)Outra ação importante desenvolvida na região é o alargamento da ponte sobre o Rio Piancó, cujo projeto Básico já foi aprovado se encontra em fase de análise em Brasília, enquanto que os estudos ambientais já foram licitados, aguardando tão somente o empenho para ter o contrato assinado, enquanto que a licença ambiental já se encontra em tramitação junto à SUDEMA, para que a emissão da Licença de Instalação seja concedida.
As obras de implantação e asfaltamento da BR-426-PB, numa extensão de 29,9 km entre Piancó e Nova Olinda já foram iniciadas, com investimentos da ordem de R$ 13 milhões. Quando pronta, vai beneficiar os municípios de Santana dos Garrotes, Nova Olinda,Tavares e Princesa Isabel, facilitando ainda a ligação do estado com Pernambuco.
Some-se a essas ações o pedido de federalização da BR-426/PB/PE nos trechos coincidentes com rodovias estaduais, desde o entroncamento da BR-230/PB em São Bentinho, até o entroncamento com a BR-232/PE, na localidade Sítio dos Nunes, no vizinho estado de Pernambuco, encontra em fase de estudos técnicos abrangentes junto à Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT, em Brasília.
Antiga reinvidicação da região, a Ponte (Piancó-Itaporanga) será alargada
As obras de implantação e asfaltamento da BR-426-PB, numa extensão de 29,9 km entre Piancó e Nova Olinda já foram iniciadas, com investimentos da ordem de R$ 13 milhões. Quando pronta, vai beneficiar os municípios de Santana dos Garrotes, Nova Olinda,Tavares e Princesa Isabel, facilitando ainda a ligação do estado com Pernambuco.Some-se a essas ações o pedido de federalização da BR-426/PB/PE nos trechos coincidentes com rodovias estaduais, desde o entroncamento da BR-230/PB em São Bentinho, até o entroncamento com a BR-232/PE, na localidade Sítio dos Nunes, no vizinho estado de Pernambuco, encontra em fase de estudos técnicos abrangentes junto à Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT, em Brasília.
Antiga reinvidicação da região, a Ponte (Piancó-Itaporanga) será alargadaA restauração da rodovia BR-361/PB, o alargamento da ponte sobre o rio Piancó, a construção dos 29 km da rodovia BR-426/PB e a solicitação da federalização do trecho já mencionado, são ações que visam alavancar o progresso do Vale do Piancó, enquanto devolve a segurança e o conforto necessários a uma boa trafegabilidade em todas as rodovias federais que circundam a Região. (Ascom)
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