BR-361/PB – Antes e depois
Desde 2003, quando assumiu a Superintendência do DNIT na Paraíba, o itaporanguense Expedito Leite da Silva vem desenvolvendo importantes ações no Vale do Piancó que se iniciou com a restauração total da BR-361, especificamente no trecho compreendido entre Olho d’Água e Itaporanga, cuja luta foi desenvolvida em duas etapas, justamente porque a rodovia era estadualizada, havendo a necessidade de voltá-la à jurisdição federal para então proceder com as intervenções que resultaram na completa restauração da rodovia.Técnicos do DNIT trabalhando nas avenidas de Itaporanga
Em 2009, a rodovia BR-361 voltou a ser totalmente restaurada, desde Patos até Itaporanga, ganhando novo recapeamento, novos acostamentos, completa recuperação e/ou construção de meios fios e galerias pluviométricas, bem como moderna sinalização. Incluída no programa CREMA – 1ª Etapa, juntamente com mais outras rodovias.
BR-361/PB – Moderna sinalização ajuda a embelezar a cidade
A BR-361/PB corta, literalmente, a cidade de Itaporanga ao meio. O segmento da rodovia que passa por dentro da cidade recebeu moderna sinalização, inclusive com faixa para pedestres, contribuindo para que Itaporanga continue ostentando o título de “Rainha do Vale”.Avenida Santos Dumont, em Itaporanga (entrada da cidade vindo pela BR-361)
Outra ação importante desenvolvida na região é o alargamento da ponte sobre o Rio Piancó, cujo projeto Básico já foi aprovado se encontra em fase de análise em Brasília, enquanto que os estudos ambientais já foram licitados, aguardando tão somente o empenho para ter o contrato assinado, enquanto que a licença ambiental já se encontra em tramitação junto à SUDEMA, para que a emissão da Licença de Instalação seja concedida.As obras de implantação e asfaltamento da BR-426-PB, numa extensão de 29,9 km entre Piancó e Nova Olinda já foram iniciadas, com investimentos da ordem de R$ 13 milhões. Quando pronta, vai beneficiar os municípios de Santana dos Garrotes, Nova Olinda,Tavares e Princesa Isabel, facilitando ainda a ligação do estado com Pernambuco.
Some-se a essas ações o pedido de federalização da BR-426/PB/PE nos trechos coincidentes com rodovias estaduais, desde o entroncamento da BR-230/PB em São Bentinho, até o entroncamento com a BR-232/PE, na localidade Sítio dos Nunes, no vizinho estado de Pernambuco, encontra em fase de estudos técnicos abrangentes junto à Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT, em Brasília.Antiga reinvidicação da região, a Ponte (Piancó-Itaporanga) será alargada
Some-se a essas ações o pedido de federalização da BR-426/PB/PE nos trechos coincidentes com rodovias estaduais, desde o entroncamento da BR-230/PB em São Bentinho, até o entroncamento com a BR-232/PE, na localidade Sítio dos Nunes, no vizinho estado de Pernambuco, encontra em fase de estudos técnicos abrangentes junto à Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT, em Brasília.Antiga reinvidicação da região, a Ponte (Piancó-Itaporanga) será alargada
A restauração da rodovia BR-361/PB, o alargamento da ponte sobre o rio Piancó, a construção dos 29 km da rodovia BR-426/PB e a solicitação da federalização do trecho já mencionado, são ações que visam alavancar o progresso do Vale do Piancó, enquanto devolve a segurança e o conforto necessários a uma boa trafegabilidade em todas as rodovias federais que circundam a Região. (Ascom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário