Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 21 de março de 2010

Vereador José Valeriano critica aprovação de 72 h para presentação de chapas na eleição da Câmara

Ainda na sessão de ontem o vereador José Valeriano (PTB) criticou, da tribuna, a manobra arquitetada pelo Presidente da Câmara, vereador Zé Queiroz (PMDB), em modificar, após entendimento com os edis presentes, o Regimento Interno do Legislativo-Mirin local com vistas às eleições antecipadas da Mesa Diretora da Casa, marcada para o próximo dia 11 de abril.
Aprovado por 6 X 1, o requerimento em tese estabelece que as chapas a serem apresentadas pelos pretensos candidatos à Presidência da Câmara devem ser apresentadas 72 horas antes do início da sessão de eleição da Mesa Diretora. Ou seja, três dias antes. Segundo Zé Valeriano a referida manobra cheira mal à vista do povo.
Zé Valeriano era o candidato à Presidência da Câmara em janeiro de 2009 e contava com o apoio do ex-prefeito Antônio Porcino, que garantiu os votos do PMDB para elegê-lo. No entanto, Queiroz se rebelou e foi eleito Presidente para o biênio 2009/2010. No ano passado, ele até que tentou ser reconduzido ao cargo mas os demais pares não apoiaram sua pretensão, ficando adiada para este ano.
Ontem, o Presidente da Casa disse que "sugeria" o requerimento com a "intenção" de conter as "visitas noturnas, de madruga, que os vereadores recebiam na véspera de eleição da Câmara e que resultava num candidato (à Presidente) dormir eleito e acordar (no dia da eleição) derrotado". Na verdade, algo que o próprio Presidente sabe muito bem como acontece.
Olhando para Zé Valeriano, que foi vítima desse processo em 2009, o atual presidente disse que "quem tivesse moral e ética" iria aprovar o requerimento. "Se eu tiver que ser derrotado, quero saber três dias antes", pontuou.
Com moral, ética e coerência a seus princípios o vereador José Valeriano foi voto vencido.

Nenhum comentário: