Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Criada Comissão Provisória que irá definir diretrizes para criação do Fórum do Vale das Águas

Como programado foi realizada nesta quinta-feira (25) a segunda reunião convocada pela Secretaria Executiva do Turismo, do Estado da Paraíba, com o objetivo de se criar o Fórum do Vale das Águas. Atendendo a determinação do Ministério do Turismo, o Secretario Executivo do Turismo Romeu Lemos veio à Itaporanga para se reunir com representantes dos 31 municípios inseridos no projeto em busca de efetivar a idéia. A reunião aconteceu nas dependências da CDL-Itaporanga, gentilmente cedida pelo seu presidente Vicente Tobias.A criação do Fórum do Vale das Águas que tem como objetivo a união dos municípios que fazem parte do Pólo Turístico das Águas, partindo do Vale do Piancó, em prol do Desenvolvimento Turístico da Região. Além da apresentação de resumos das potencialidades dos municípios os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com relação a equipe da Secretaria de Turismo do Estado e técnicos do SEBRAE-PB. Foram entregues questionários, aos municípios que não vieram à primeira reunião, para que se possa avaliar as informações básicas de cada um, sua infra-estrutura, representantes administrativos e responsáveis pelo turismo.
No encontro desta quinta-feira (25) tivemos a presença dos municípios de: Monte Horebe, Itaporanga, Manaíra, Pedra Branca, São José de Princesa, Emas, Catingueira e Nova Olinda. Em determinado momento o ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas e o ativista cultural Chico Jó, ambos da cidade de Piancó, colocaram oportunamente em debate a possibilidade de se iniciar os trabalhos do Fórum das Águas pela Trilha da Coluna Prestes, projeto que vem sendo trabalhado há anos pelos dois. Daí em diante, junta-se outros segmentos para a criação de um Roteiro Turístico.E é a partir desse questionário entregue pela Secretaria Executiva do Turismo que poderá ser traçado um perfil de cada cidade e posteriormente criada a instância de governança (Fórum de Turismo) para facilitar a comunicação e a união em prol do Desenvolvimento Turismo da Região. Representantes do SEBRAE/PB também estiveram no encontro dando o apoio necessário para a criação do Fórum Turístico do Vale das Águas.Foi formada uma Comissão Provissória para buscar o sentido prático da coisa. Formada por agentes que não estejam inseridos em cargos municipais, ficou assim definida: Vicente Tobias (Itaporanga), Edvaldo Leite (Piancó), Maria Alves (Emas), Débora (Itaporanga) e Hermes (São José de Princesa), que de imediato já foi convocada para reunião preliminar com o pessoal da Secretaria do Turismo.Ao término da reunião, a Comissão Provissória reuniu-se para traçar os próximos passos no sentido da efetivação do Fórum do Vale das Águas, quando serão discutido diretrizes e cronograma de trabalho. Para tanto, no próximo dia 15/04 um terceiro encontro já está agendado para dar continuidade ao debate em torno do Fórum.Fazem parte do Vale das Águas os municípios de Itaporanga, Piancó, São João de Princesa, Curral Velho, Santana de mangueira, Tavares, São Jose de Caiana, Nova Olinda, Ibiara, Santa Inês, Princesa Isabel, Água Branca, Diamante, Conceição, Olho D'Água, Juru, Carrapateira, Aguiar, Emas, Coremas, Pedra Branca, São Jose de Piranhas, Monte Horebe, Boa ventura, Santana dos Garrotes, Manaíra, Igaracy, Bonito de Santa Fé e Catingueira.Na foto acima, o intelectual e ativista cultural piancoense Chico Jó, o vice-prefeito da cidade de Pedra Branca Neto Teotônio e o editor.
Comentários para este Post:
ADILSON SANTOS disse...
Ah! que idéia mais interessante para o Vale do Piancó. Quão bonito vê toda a representação presente a esse empreendimento de tão grande magnitude. Uma pergunta, apenas: SERÁ QUE A INSTALAÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG NO VALE DO PIANCÓ, TENDO COMO SEDE A CIDADE DE ITAPORANGA, POR SINAL JÁ DEFINIDO PELA UVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE? Pois bem! Onde passo por esse Brasil afora escute sempre: A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO. SERÁ QUE O TURISMO NÃO EXIGE EDUCAÇÃO? Não se enganem. Entrem nessa. UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA é a premissa de tudo e o que os senhores administradores do Vale do Piancó deve fazer antes de tudo. ÁGUA, TURISMO, DESENVOLVIMENTO E ETC TEM QUE TER A EDUCAÇÃO COMO BASE. Vamos à luta em prol da UFCG/ITAPORANGA.

2 comentários:

Unknown disse...

RICARDO AQ É GEUDO POR GENTILEZA PUBLICA NO SEU BLOG A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE PEDRA BRANCA.E TAMBEM SE POSSIVEL COLOQ COMO PARCEIRO NO SUU BLOG,O NOSSO BLOG,A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ESTA EM 87noticias.blogspot.com
APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA CONVIDAR VC PARA COMEMORAR CONOSCO OS 46 ANOS DE PEDRA BRANCA,ESPERO CONTAR COM A SUA PRESENÇA.
ABRAÇOS
GEUDO

ADILSON SANTOS disse...

Ah! que idéia mais interessante para o Vale do Piancó. Quão bonito vê toda a representação presente a esse empreendimento de tão grande magnitude. Uma pergunta, apenas: SERÁ QUE A INSTALAÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG NO VALE DO PIANCÓ, TENDO COMO SEDE A CIDADE DE ITAPORANGA, POR SINAL JÁ DEFINIDO PELA UVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE? Pois bem! Onde passo por esse Brasil afora escute sempre: A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO. SERÁ QUE O TURISMO NÃO EXIGE EDUCAÇÃO? Não se enganem. Entrem nessa. UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA é a premissa de tudo e o que os senhores administradores do Vale do Piancó deve fazer antes de tudo. ÁGUA, TURISMO, DESENVOLVIMENTO E ETC TEM QUE TER A EDUCAÇÃO COMO BASE. Vamos à luta em prol da UFCG/ITAPORANGA. Adilson