Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Dr. Eduardo Freitas fala ao Blog sobre carência de promotores e aumento do consumo de drogas e da prostituição infantil em Itaporanga

Na tarde desta quinta-feira (14) o Promotor de Justiça, responsável também pela Curadoria da comarca de Itaporanga, Dr. Eduardo de Freitas Torres concedeu entrevista ao Blog quando pode fazer uma breve análise desses primeiros meses em Itaporanga e dos problemas encontrados concernente à estrutura do próprio Ministério Público, do aumento do consumo de drogas e da prostituição infantil, entre outros assuntos. Blog - Para começar ele relatou sua visão da estética da cidade
Dr. Eduardo - Estamos vislumbrando a organização da cidade, onde existe um excesso de barracos nas ruas e avenidas. Por isso, expedimos uma recomendação ao poder executivo municipal para melhor organizar esse caso disponibilizando um local apropriado para esses pequenos comerciantes.

Blog - Primeiros contatos em Itaporanga
Dr. Eduardo - Ao chegar à cidade encontrei parceiros com vontade de trabalhar a exemplo do Conselho Tutelar, que tem uma atuação elogiada.

Blog - Preocupação com excesso de trabalho no Ministério Público
Dr. Eduardo - Infelizmente o Ministério Público está passando por uma situação um pouco delicada, em face da carência de promotores. Itaporanga, por exemplo, comporta quatro promotores mas estamos apenas com dois: que sou eu e a Drª Jamille. E como se não bastasse a sobrecarga de trabalho ainda estamos acumulando as promotorias da comarca de Conceição. Em resumo, cada um de nós está acumulando o trabalho de três promotores. Resultando no excesso de trabalho. Mas, o Procurador-Geral, Dr Oswaldo Trigueiro Filho, já está cuidando disso e prometeu a realização de concurso público para os próximos meses. Agora, mesmo, no dia 29 deste mês nós do Sertão estaremos nos reunindo com o Procurador-Geral, na cidade de Patos, para que ele possa nos explicar sobre esse plano emergencial de assistencial às promotorias do sertão.

Blog - Consumo de drogas e prostituição infantil
Dr. Eduardo - Aqui em Itaporanga posso lhe dizer que enfrentamos um caso de calamidade pública pelo fácil acesso à entorpecentes, que os usuários conseguem, como crianças e adolescente.

Blog - Falta de delegado e efetivo policial civil
Dr. Edurdo - Em termos de Polícia Civil a situação é bastante delicada. No último dia 4 tive a oportunidade de expor isso ao Secretário de Segurança de Defesa Social, Gustavo Gominho, a necessidade de designação de uma equipe de delegados para Itaporanga, para podermos iniciar um trabalho contra esse excesso de drogas e prostituição infantil. Recentemente tive a informação de que três delegados estão vindo para Itaporanga, até o fim do mês, e assim que chegarem vamos fazer uma reunião para traçar metas. Pois já tenho conhecimentos de pontos de drogas que por carência de efetivo policial não estão sendo investigados como deveriam, onde a distribuição de drogas é feita por crianças e adolescentes.

Blog - Poluição sonora nas ruas de Itaporanga
Dr. Eduardo - Quem abusa com poluição sonora está cometendo um crime ambiental ou uma contravenção penal. Inclusive, alerto os donos de bar que eles são co-autores desse crime ao permitir que os clientes cometam exageros em seus estabelecimentos. Com relação aos abusos dos carros de som, vou identificar os proprietários de carros de som para solicitar que a Sudema possa colocá-los dentro da lei e em harmonia com a sociedade.

Blog- Relação da promotoria local com a comunidade
Dr. Eduardo - O Ministério Público é a casa do povo, a casa do cidadão. O Ministério Público é acima de tudo o defensor do cidadão. Estamos de portas abertas para receber denuncias e queixas.

Nenhum comentário: