Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

À Dr. Silvino, Dr. Titico e aos demais. Estou na luta! UFCG Já. O Vale do Piancó não pode Esperar!

Francisco Cândido Xavier, assim psicografou:
"Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros..."

Dr. Silvino, Ricardo Pinto, Dr. Titico e o editor

Caros internautas, há semanas venho sendo indagado por deputados, prefeitos, vereadores, educadores, estudantes, entre tantos... quanto à minha ausência na luta atual, deflagrada recentemente, em prol do campus da UFCG em Itaporanga. Procurei expor meu ponto de vista e fui compreendido. Mesmo assim todos pediam minha entrada na luta. E continuava me esquivando. O motivo: não via no trabalho da comissão formada a busca pelo resultado desejado por entender estar ela transformada em trampolim político. Preferi ficar no meu canto. Quieto, sem expressar opinião à respeito. Foi exatamento por se transformar nisso que de certo modo os movimentos de antes não prosperaram perdendo tempo e (momentaneamente) a causa.
Ora, o que estava sendo passado (até ontem) para a sociedade era que a "roda" fora inventada agora e com um "pai" novinho em folha. Quer isso! Quer dizer que os movimentos, reuniões e seminários, feitos nesses oito anos não existiram? Eu mesmo participei de muitos deles. Estive por várias vezes na prefeitura (reitoria) da UFCG, em Campina Grande, em embates louváveis. Sempre achei que em comissões desse tipo o político com mandato tem mais é que apoiar, apoiar e apoiar. E não ser o representante, pois assim a mensagem é passada de maneira equivocada e 'politicada'. É minha opinião.
A importância da contribuição que terá o Vale com a instalação da universidade, sem dúvida é incalculável. Se quisermos realmente melhorar a situação econômica e social a solução perpassa pela união em defesa dos interesses que venha a contemplar toda a região e um dos vetores para isto está na instalação da universidade. Uma única observação deve ser considerada, esta luta não pode e não deve se transformar em palanque e muito menos em “factoide” eleitoral. O Projeto é sério e deve ser tratado na sua grandeza. Para que Itaporanga venha brilhar como vetor de transformação da região.
No último dia 07, por exemplo, chegava eu de viagem e o prefeito Dr. Djaci Brasileiro, após conceder entrevista numa emissora de rádio quando anunciava que estava entrando na luta (de agora), pediu minha opnião sobre o assunto. Ora, quem sou para tanto. Disse-lhe que deveria abraçar (retomar) a luta sim com apoio total e irrestrito, mas, sem estar inserido na comissão ora formada. Ele, então, pediu que eu a abraçasse também. Lhe respondi que nunca fui contra a causa, no entanto, não poderia participar (até segunda ordem) de uma luta camuflada que não resultaria no que pretendemos: a instalação do campus no Vale do Piancó.
E porque tem gente de proa, séria, na comissão como Dr. Titico Pedro (de alta respeitabilidade), professor Jucivan Araújo, Babá, Dedé Martins, Jaildes Felismino, Josias Tolentino, Erikson, Vicente, entre tantos. Mesmo assim essa é minha visão. Porém, desde o início da semana que o Dr. José Silvino (este sim tem moral pra dizer que é o pai dessa luta), chegou à Itaporanga e, assim como os demais, me indagou porque estava ausente da luta de agora. Lhe mostrei o erro que a comissão estava trilhando, deixei claro que não desperdiço mais tempo com esse propósito.
Pois bem, hoje pela manhã sou 'convocado' para um tête-à-tête importante com duas baraúnas da 'Rainha do Vale', com testemunho do comprade Ricardo Pinto. Em esclarecedoras palavras Dr. Silvino e Dr. Titico asseguraram que a comissão reconhecia esse pequeno erro e que de agora em diante a estratégia seria outra bem diferente. Isso me alegrou bastante e me animei para retomar à causa e abraçar a luta de agora. Isso mesmo! Estou pronto para continuar dando a minha singela contribuição para a instalação de um campus universitário no Vale do Piancó.
A UFCG no Vale do Piancó é uma das grandes potencialidades que vai transformar a realidade das proximas gerações e reparar uma dívida histórica com aqueles que tiveram que partir para cursar uma Universidade em outros centros. Causa constragimento quando informamos que menos de 1% (isso mesmo, um porcento) dos jovens da região tem acesso ao ensino superior. E fico sempre me perguntando: porque somos a única região sem universidade pública? Enquanto o Cariri, por exemplo, tem mais de uma. Posso receber como resposta que lá, ao contrário daqui, há representantes na Assembléia, são seis deputados estaduais. Tudo bem, mas existem outros fatores e forças. Por outro lado, Pombal conseguiu seu campus e o deputado de lá inexiste. Resumindo: o Governo federal (pelo menos Lula) só conhece uma força - a do povo.
Numa brilhante matéria do Jornal Gazeta do Vale ficamos cientes de que falta de luta é que não foi, no nosso caso. Faltou-nos estratégia e organização. Mas essas lutas, durantes esses oito anos passados, tiveram sim sua valia, pois, estão alocados no MEC um montante de R$ 120 milhões para serem aplicados na expansão da UFCG, incluindo aí o campus do Vale do Piancó. Destes, cerca de R$ 18 milhões já foram liberados só que utilizados para a implantação do campus de Sumé. E aí é que entra a oportunidade de agora: colocar nossa região no destino das próximas liberações. Para isso é preciso a estratégia correta, vestindo a camisa de ordem: “UFCG já. O Vale do Piancó não pode esperar!” Com organizações da sociedade civil (Conselhos Comunitário, Sindicatos, Associações, etc.), Câmaras de Vereadores, Prefeituras, prefeitos e deputados reforçando a luta enfatizando o seu caráter pluripartidário.
Itaporanga, até por ser pólo, deve liderar sim o movimento pela instalação de um campus universitário no Vale. Agora esta luta tem que extrapolar os limites municipais, em uma ação articulada do poder público com a sociedade civil, para que auscultemos onde as decisões são tomadas. Exigindo a convocação de uma Sessão especial na Assembleia Legislativa pela criação da universidade aqui. Nessa sessão especial deverão participar deputados federais que apóiam o projeto, políticos regionais e lideranças da sociedade civil. Nesta oportunidade, veríamos quem está do nosso lado, e faríamos repercutir o assunto onde nos interessa.
Hoje mesmo, na parte da tarde, conversava com o deputado federal Efraim Filho (que me telefonou) e falamos sobre o assunto. Inclusive, por justiça, é bom que todos saíbam que 'Faito' foi o único que colocou, após um pedido que lhe fiz em outubro passado, emenda parlamentar no Orçamento da União, para este ano, em prol da instalação da UFCG no Vale do Piancó, em Itaporanga. Ou seja, antes do blá blá blá... Efraim agiu, fez a sua parte e continuará fazendo. Por fim, quero dizer que essa luta é de todos nós e você internauta que passou por aqui, deu uma lidinha, peço que comece a colaborar difundindo esta idéia com seus amigos, familiares, colegas, etc.
Peço que abracem esta causa, que participem das ações, dos atos pela instalação da nossa universidade. Todos só tem a ganhar e a hora é (continua sendo) essa, chega de tanto esperar. Está na hora sim de mostrarmos que somos capazes. Toda essa luta é válida e histórica, nesses oito anos, tenho certeza. É impossível avaliar a força que possuímos sem medir o tamanho do obstáculo que ela pode vencer, nem o valor de uma ação sem sabermos o sacrifício que ela comporta. Pois importante mesmo é a luta do povo. E como disse o Dr. José Sivino, com toda humildade, "não quero ser nem sargento, apenas soldado, mas também não aceito que haja coronéis. Temos que ser todos soldados numa mesma batalha, luta".
Portanto, a mesa esta posta, a comida servida, podemos, então, começar a preparação do banquete final.
À Dr. Silvino, Dr. Titico e aos demais... Estou na luta!
UFCG Já. O Vale do Piancó não pode esperar!

10 comentários:

Calos Nogueira disse...

Ricardo, acho que esse movimento ganha muita força com você entre os ponta de lança. é muito importante para Itaporanga a decisão que você acaba de tomar.
Toda a população concorda com você que a comissão precisava mudar seus propósitos.
Parabéns a Titico e Silvino que solucionaram á tempo essa questão.
E Parabéns à você Ricardo pela grande contribuição que vem dando ao Vale do Piancó, em particular a Itaporanga.
Você é um vencedor. Continue sua luta.
Calos Nogueira

Raquel Serafim disse...

Essa luta é uma ação de suma importância no sentido de contribuir para o desenvolvimento regional, bem como, criar uma possibilidade de dizer mais uma vez para a Paraíba que Itaporanga existe.
É o momento mais propicio para que se construa essa realidade, tendo em vista o compromisso de expansão assumido pelo MEC.
Esse fato que você narrou sem dúvida ao invès de conquistas iria se restringir a meros gritos sem progresso.
Ricardo você é um dos mais arraigados profissionais que nos presenteia com informação continua de nossa terrinha. Com certeza, sabíamos que você não iria ficar de fora de um movimento tão importante como este.
Entendemos seu ponto de vista e o apoiamos em todo o seu contexto.

Raquel Trindade Serafim
Brasília-DF

Unknown disse...

Ricardo,
Quero te parabenizar pelo teu Blog e pela tua decisão em agarra esse sonho acalentado por todo o Vale do Piancó.
Todo movimento popular é de grande importância, porque ele representa as aspirações que a comunidade deseja. Essa iniciativa é relevante para o desenvolvimento sócio-econômico do nosso povo. Por isso, temos certeza que senadores, deputados e o governador não vão medir esforços em atender o nosso pedido.
E é aí onde você, Ricardo se transforma numa ferramenta forte e importante nessa batalha. Porque você sabe como fazer com que eles vejam que não podem deixar nosso povo sem um horizonte.
O seu Blog encaixa-se perfeitamente nisso por ser ele o mais sério, acessado e representantivo do Vale do Piancó e de toda a Paraíba.
Abraçando à você externo os mais sínceros à todos os conterrâneos.

Josué Ferreira Dantas
Rua Quintino Bocaiúva
Governador Valadares - MG

Unknown disse...

Agora tenho certeza que esse movimento ganha credibilidade já que Dr. Titico entendeu que a comissão estava sendo levada a um caminho que não era o correto.
Não só a luta deve ser extremamente importante para a cidade de Itaporanga e para a região, mas também é necessário haver seriedade em seu comando para que possamos acreditar num resultado positivo, uma vez que esse projeto já fora prometido várias vezes.
Você Ricardo mostra que agora, oriundo de um movimento popular e não de um político, talvez os gestores dêem mais importância à causa.

Unknown disse...

A maior mobilização faz florescer cidadania quando ela é séria. Desperta “o homem”, na sublime supremacia de se fazer o seu papel nesse majestoso cenário.
Agora essa união resultará em forças que construirá um elo, onde irá proporcionar a realidade de um sonho de toda a região, em um verdadeiro encontro de forças.

Jayane Costa
Conceição-PB

Unknown disse...

Ricardo Você está certo um movimento só segue em frente se houver desprendimento, surgir de dentro do povo mas sem conotações políticas. Caso contrário, estaria fadado ao fracasso.
Nós é que agradecemos ao Dr. Silvino e Titico Pedro por terem reconhecido esse comportamento errado da comissão e por terem ido procurar o teu apoio. Pois você é o maior representante do Vale do Piancó na comunicação.
Vamos seguir agora com coerência, coesos e fortificados nessa luta que é de todo o Vale.

Rogério Sousa
Piancó-pb

Samy Freitas disse...

É isso aí Ricardo está na luta pela ufcg em Itaporanga. Ele é um guerreiro e pode dar um grande contribuição, como já fez antes.
Sabemos e sempre dissemos que a nossa região se encontra esquecida. Mas o cenário muda quando os verdadeiros movimentos mudam em busca do objetivo certo.
Isto prova que quando todos ficam do mesmo lado em uma luta para o bem do nosso povo a coisa anda.
Parabéns a todos que permanecem juntos e unidos para essa conquista! Que representa a nossa universidade.
É como Ricardo diz: UFCG Já! O Vale do Piancó não pode esperar!

Samy Cardoso Freitas
Campina Grande - PB

Unknown disse...

Todos de mãos dadas pela criação da ufcg em Itaporanga. Devemos ser uma luta travada em conjunto jamais de maneira individual. Pq o sonho é coletivo.
Dr. Silvino, Titico, Jucivan, Jaildes, Josias, Ricardo, Herculano, Dedé, e muitos outros vamos seguir em frente e mostrar que podemos modificar esse cenário da região que é a única sem ensino superior.
UFCG Já! O Vale do Piancó não pode esperar!

Renan Araújo da Silva
João Pessoa/Itaporanga - PB

Unknown disse...

Realmente é revoltante quando vemos que somos uma região despretigiada no mapa paraibano. Temos que mudar o rumo da história e saldar uma dívida grande com o povo dessa região. Lutar pela UFCG para o Vale do Piancó é um dever de todos, sem distinção alguma. Cada um de nós tem o compromisso ético e moral de abraçar essa luta.
Em frente Itaporanga,
Avante Vale do Piancó,
A Paraíba tem que saber que somos gigante num só clamor.
Queremos a UFCG Já!

Lúcia de Sousa Figueiredo

Unknown disse...

Agora entende porque vc Ricardo é tão invejado por alguns da imprensa de Itaporanga. Mas não deve se importar com isso, pq vem de pessoas sem moral nem crédito.
Mas vc sabe disso melhor que ninguem já que não perde tempo com esse pessoal. Ao invés disso, vc continua fazendo o que sabe de melhor: informar.
Eles não aguentam pq vc, ao contrário deles, fala de frente, na cara, não se esconde atrás de ninguém... Aliás vc nunca se escondeu sempre expressou suas convicções.
Parabéns por ter se engajado, ou melhor retornado a na luta pela universidade se juntando a guerreiros que agora estão empunhando a bandeira de todos nós do Vale: UFCG já!
Ricardo o teu trabalho é brilhante e vc leva esse brilho a luta, ao lado do Dr. Silvino, Dr. Titico Pedro, Zé Will, Dr. Djaci Brasileiro, Porcino, entre tantos outros abnegados que deram sua contribuição durante esse tempo.
Vamos dizer juntos a Paraíba que queremos a UFCG no Vale do Piancó. Disso não abrimos mão.

Marcos V. Soares Júnior
Patos/João Pessoa - PB