Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Greve dos Defensores Públicos da Paraíba já dura 150 dias sem nenhuma solução

Os defensores públicos do estado da Paraíba decidiram em assembleia entrar em greve no dia 17 agosto de 2009 e paralisaram suas atividades por tempo indeterminado a partir dia 24 daquele mesmo mês. Hoje, passados 150 dias de greve, os defensores públicos de todo o estado ainda pleiteiam a fixação dos subsídios como determina a constituição.
O presidente do sindicato Levi Borges, revela que um defensor público tem hoje um salário inicial de R$ 5.600, mas este valor deveria ser de R$ 14.800. “Estamos com aumento de salários atrasados desde janeiro de 2004. Estamos buscando negociar sempre e acreditamos em uma solução passível para este início de ano, já que o governador José Maranhão sempre afirmou ser um legalista nato. Acredito que depois de 150 encontraremos uma saída para este impasse” disse Levi.
A Assembléia Legislativa da Paraíba realizou no dia 27 de outubro uma sessão especial (foto acima) para debater a situação. Com o plenário e galerias lotadas, representantes da categoria apresentaram aos parlamentares as reivindicações e encaminhamentos dados ao movimento grevista. Na ocasião, a defensora pública geral Fátima Lopes também falou à respeito da impossibilidade da concessão dos aumentos e subsídios solicitados. Ela explicou, na ocasião, que o governo tinha uma receita determinada e que a folha que era de 55% tinha subiu para 61.69% e ultrapassara a faixa determinada.
O presidente do sindicato falou ainda que durante esta greve, apenas serviços de emergência, como pedidos de mandado de segurança, habeas corpus e relaxamento de prisão foram mantidos, já que 30% da categoria continuaram trabalhando, de acordo com que determina a lei de greve. (do blog com clickpb)

Nenhum comentário: