Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 17 de janeiro de 2010

Itaporanga luta há 8 anos por ensino superior.Veja como foi o início e seus protagonistas, até hoje...

O Jornal Gazeta do Vale em sua atual edição, do mês em curso, traz interessante matéria, na página 07 (imagem abaixo), onde ismiuça a 'cruzada' que Itaporanga e o Vale do Piancó, vem travando no sonho de ter um Campus Universitário. Uma luta que já dura oito anos com a realização de diversas manifestações. Confira, abaixo, como foi o passo a passo dessa cruzada:
* 01/11/2001 - O monsenhor José Sinfrônio recebe a promessa do bispo Dom José Gonzáles de que iria implantar em Itaporanga cursos da Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras (FESC).
* 13/04/2002 - Realizada em Itaporanga uma reunião entre o padre Agripino, então vigário geral da Diocese, o padre Antônio Luiz, então coord. de assuntos educacionais e técnicos do MEC, o monsenhor Zé Sinfrônio, professores e segmentos sociais, quando foram discutidos a funcionabilidade da faculdade, os cursos que seriam instalados, o local de funcionamento e o aproveitamento de professores da região.* 20/08/2002 - o então prefeito Will Rodrigues traz o reitor Thompson Mariz pela primeira vez a Itaporanga para uma reunião com outros doze prefeitos do Vale. Na ocasião, um Campus Universitário não era viável mas sim um Pólo de Ensino Superior. A comissão que foi constituída definiu a implantação de três cursos: Informática, Letras e Pedagogia. Para isso, os deputados federais Armando Abílio, Carlos Dunga, Inaldo Leitão e Wilson Braga colocaram no orçamento geral da união para o ano seguinte, 2003, cerca de R$ 300 mil para implantação de pelos menos um curso.
* 31/12/2002 - Thompson Mariz participa de uma sessão na Câmara de Piancó e lá garantia a instalação de um pólo de ensino superior em Itaporanga, um em Piancó e outro em Conceição.
* Ano de 2005 - Itaporanga ganha, por meio da iniciativa privada, sua primeira escola de nível superior: Pólo da Universidade de Ensino e Pesquisa Integrada (Unepi), ligada a uma rede de ensino do estado do Paraná e Tocantis. Começando com cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Normal Superior.
* 13/06/2005 - Durante evento em Piancó, sentaram-se na mesma mesa o então governador Cássio Cunha Lima e o então senador José Maranhão, que receberam as reivindicações pela implantação de pólo de ensino superior no Vale. Cássio disse que iria determinar os estudos para a implantação de um campus da UEPB na região.
* --/07/2005 - Uma comitiva liderada pelo ex-prefeito Will Rodrigues, acompanhado pelo então presidente da Câmara, vereador Lula da Farmácia, e outros quatro vereadores, além do ex-prefeito prefeito Anchieta Nóia (Pedra Branca), esteve na reitoria da UFCG para uma audiência com o reitor Thompson Mariz, quando foi renovada a promessa de implantação do campus.
* 19/07/2005 - Thompson Mariz acompanhado do então governador Cássio Cunha Lima, do então deputado estadual (hoje prefeito) Djaci Brasileiro, do presidente da Amvap, então prefeito (de Pedra Branca) Antônio Bastos e do então vice-prefeito José Silvino (de Itaporanga), entrega ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, o projeto de expansão da UFCG, onde seria avaliada a implantação do campus de Itaporanga, junto com os de Pombal e Sumé. De acordo com a proposta, Itaporanga seria contemplada com quatro cursos: Engenharia Hídrica, Engenharia Agroindustrial, Engenharia Ambiental e Engenharia em Arquitetura.
* 14/06/2006 - O então governador Cássio Cunha Lima instala a sede do Governo do Estado em Itaporanga e na oportunidade anuncia a implantação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Vale do Piancó. Com uma ressalva: caso a UFCG fosse implantada em Itaporanga, a UEPB iria para Piancó e vice-versa.
* 08/02/2007 - Uma comitiva formada por políticos, professores e estudantes, de Itaporanga foi até a reitoria da UFCG, quando promoveu passeata pelo campus de Bodocongó, e o reitor Thompson Mariz renovou a promessa de implantar até o fim daquele ano três cursos na 'Rainha do Vale'.
* 08/03/2007 - Thompson Mariz participa de uma audiência pública na Câmara de Itaporanga, presidida pelo então prefeito Antônio Porcino, que contou com a presença de diversos prefeitos da região. Ao final da reunião, o reitor acompanhado de uma comitiva visitou a escola modelo, a fazenda veludo e a estação de piscicultura, onde poderiam instalar cursos na área agrícola, hídrica e de pesca.
* 23/09/2007 - É confirmanda pelo ministro Fernando Haddad a criação dos campi de Cuité, Pombal, Sumé e Itaporanga. O reitor Thompson, então, começaria a elaboração dos Planos Acadêmicos e de Trabalho e a previsão era de que seriam implantados em 2008, os respectivos campi universitários. No PLT, Itaporanga teria cursos de Enfermagem, Física, Química, Biologia, Letras e Pedagogia. Como se sabe, Sumé e Pombal tiveram sorte, restando apenas Itaporanga.
* --/03/2008 - É implantado em Itaporanga um pólo educacional virtual da Universidade Aberta do Brasil (UAB), possível em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com oferta inicial de 150 vagas para três cursos: Letras, Matemática e Pedagogia.
* 18/08/2008 - O Governo Cássio sanciona a Lei 8.451, de 04 de janeiro de 2008, doando através de escritura pública um terreno compreendendo seis hectares, localizado no sítio Malhada Grande (em frente ao Campestre Clube), avaliado em R$ 730.201.17 mil, para a instalação do campus da UFCG em Itaporanga.
* 16/02/2009 - Durante sua posse no MEC, o reitor expunha novamente o plano de expansão ao ministro Fernando Haddad, este se dirigiu ao deputado federal Wilson Braga, presente a solenidade, e garantiu a implantação do campi de Itaporanga.
* 28/04/2009 - O governador José Maranhão apresenta o projeto de criação de Centros Vocacionais e Tecnológicos (CVTs) ao ministro da Ciência e tecnologia, Sérgio Rezende. Itaporanga, na área de Piscicultura e Apicultura, e Coremas, na área de Manejo de Água, Solo e Plantas do Semi Árido, seriam contempladas com CVTs.
* --/05/2009 - Durante reunião no gabinete do prefeito Nabor Wanderley (patos), o reitor Thompson Mariz afirma que Itaporanga ganhará um campi não da UFCG, mas sim da UFSPB o que seria um fato novo nessa ‘cruzada’.
* 07/11/2009 - O deputado federal Efraim Filho ao conceder entrevista atende pedido dos apresentadores do programa 'Show de Notícia', da Rádio Pedra Bonita FM, sendo o único a destinar emenda ao OGU-2010 para instalação de campi universitário em Itaporanga. Já o senador Efraim Morais apresentou projeto de lei criando um campus do IFET em Itaporanga.
* 07/12/2009 - Thompson Mariz fala da possibilidade de deixar o cargo em abril próximo. A revelação foi acompanhada da confirmação de convite para ocupar um cargo de alto escalão, em Brasília. Ele não descarta a possibilidade de postular uma cadeira no Senado ou na Câmara, nas eleições deste ano, como também de seguir para Barcelona, na Espanha, para dar continuidade ao seu doutorado. Ao fazer um balanço de 2009, o reitor evidenciou que a instituição continua sendo premiada e reconhecida por seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão: “Temos cuidado de todos os ângulos, sempre zelosos na construção de uma universidade de expressão e, não só, de expansão”, disse.
Para 2010, ele aponta como meta a criação da Universidade Federal do Sertão da Paraíba (UFSPB), com o desmembramento dos campi de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, além do de Itaporanga (?). E também da criação de pólos de educação superior, como expansões dos campi, elecando diversas cidades, dentre as quais: Santa Luzia, São João do Rio do Peixe, Uiraúna, Coremas, São Bento, Catolé do Rocha, Bonito de Santa Fé, Conceição, Piancó e Teixeira, como futuras contempladas com pólos educacionais.
A implantação da Universidade Federal do Sertão Paraibano poderá ser feita em 7 anos, de modo a consolidá-la e a torná-la viável do ponto de vista orçamentário e financeiro. A estimativa é que a universidade esteja atendendo a 25 mil alunos de graduação e pós-graduação, com 1.200 professores e 2 mil e 300 servidores técnico-administrativos. Após esses 7 anos iniciais, a universidade estará apta a ingressar em ciclo de expansão e desenvolvimento rumo a um alunado de, pelo menos, 50 mil pessoas.
Como podemos ver manifestação e movimentos da classe política local foi o que não faltou nesses oito anos de luta. Restando a grande pergunta: e o que falta para Itaporanga e o Vale do Piancó ter um Campus Universitário? Eu mesmo participei e presenciei muitos desses movimentos. Mas, o fato é que um campus da UFCG, UEPB, IFET, FESC, CVT ou até mesmo da UFSPB em Itaporanga é medida fundamental para a transformação social e econômica da região.

Nenhum comentário: