Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Diretor da Emater anúncia no 'Show de Notícia' que Itaporanga terá 25 vagas no programa do biodiesel

Entrevistado desta quarta-feira (27) do programa 'Show de Notícia', que tem este editor âncora e é levado ao ar pela Pedra Bonita FM de segunda a sexta-feira do meio-dia às 14h, o diretor do escritório local da Emater, Wendell Max Ribeiro Xavier levou ao conhecimento dos ouvintes importantes informações. Como por exemplo, o início da distribuição das sementes de milho e feijão aos agricultores, cadastrados no Garantia Safra 2008/2009, que ocorrerá nesta quinta-feira (28) no centro administrativo estadual, em Itaporanga.
De acordo com ele, o município foi dividido em 16 setores e o escritório da Emater estará trabalhando em regime de plantão até próximo domingo (31) para poder atender de maneira satisfatória aos agricultores de Itaporanga. Wendell informou que cada agricultor receberá 10kg de milho e 5kg de feijão, devolvendo ao término da colheita 20kg de sementes de milho e 10kg de feijão. Para Itaporanga foram destinados 8.000kg de milho e 1.300kg de feijão. Para tanto, os agricultores vão assinar no momento da entrega um termo de adesão e compromisso.
"Além de distribuirmos as sementes faremos o acompanhamento técnico de todos os agricultores beneficiados. E ao final da entrega para os cadastrados no garantia safra, daremos início a entrega de sementes aos pronafianos", disse Wendell. A distribuição terá ainda a perceria da Secretaria Municipal da Agrcultura e Meio Ambiente, como também, do Conselho Municipal Rural Sustentável.
Durante a entrevista o chefe do escritório da Emater local fez um importante e festejada anúncio para os agricultores de Itaporanga. É que o município foi contemplado com o Programa Nacional de Biodiesel, da Petrobrás, a partir do cultivo de girassol. Segundo informou Wendell, foram destinadas 25 vagas para a cidade de Itaporanga onde serão plantadas um total de 50 hectares, sendo 02 hectares por agricultor cadastrado. As inscrições devem começar na semana que vem logo após a distribuição de sementes.
Os 25 agricultores cadastrados terão a garantia de compra direta a ser feita pela Petrobás, com a celebração de um contrato com vigência de 05 (cinco) anos. O preço a ser pago será de R$ 0,67 centavos pelo kg do girassol. Ao todo há uma perspectiva de serem produzidos em torno de 900 kg por hectare. Esse projeto será desenvolvido através de parceria entre a Emater-PB e a Prefeitura Municipal de Itaporanga, além da própria Petrobrás.
Oa agricultores receberão todo acompanhamento técnico da Emater durante o projeto e a Prefeitura se responsabilizará pelo corte de terra, destinando o maquinário necessário, assim como, deve providenciar local para o armazenamento da produção até a chegada dos caminhões da Petrobrás. Outra informação importante é que os agricultores inscritos no programa serão declarados pronafianos. Além de beneficiar também os produtores de mel.
"O objetivo do programa é incrementar a produção de sementes de girassol para produção de óleo combustível a fim de proporcionar a redução de poluentes do diesel, melhorando a qualidade ecológica ambiental das cidades. O projeto vai contribuir com a geração de novos postos de trabalho, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares", pontuou Wendell.
Para se ter uma idéia da importância do projeto o biodiesel pode reduzir em 78% as emissões líquidas de gás carbônico, 90% as emissões de fumaça e quase 100% as emissões de ácido de enxofre. As fases iniciais do projeto são a distribuição de sementes, a assistência técnica e depois a compra dos grãos produzidos. Na Paraíba a principal cultura será do girassol, mas haverá ainda o cultivo de mamona, que será cultivada no município de Piancó.

Nenhum comentário: