Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Emater anúncia novidades para agricultores como a distribuição de sementes que começa no dia 25

O engenheiro de pesca Elton José Cunha (de camisa vermelha), que está à frente da gerência regional da Emater-PB no Vale do Piancó durante as férias da professora Lurdinha Pereira, e o assessor regional da empresa, Ernani Diniz, foram os entrevistados do programa 'Show de Notícia' desta terça-feira (19), que tem este editor como âncora e é levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM, de segunda a sexta do meio-dia às 14h.Na oportunidade, Elton informou novidades para os agricultores do Vale do Piancó e também fez o convite para reuniões e seminários importantes que acontecerão nos próximos dias, como:
* A reunião do Comitê do Território Rural do Vale do Piancó que será realizada amanhã às 9h, na cidade de Ibiara, quando será feito um diagnóstico para a elaboração de projetos importantes para a região;
* Na segunda-feira (25) haverá uma reunião às 7h na sede regional da Emater, em Itaporanga, destinada aos presidentes de associações de pescadores, piscicultores e colônias de pescadores, quando será tratado da abertura de edital, parceria entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Sustentável, contendo um montante de R$ 15 milhões, à fundo perdido, para elaboração de projetos de piscicultura. A reunião será promovida pela Emater-PB e pela 6ª Gerência Regional do Desenvolvimento Humano, que tem à frente o professor José Martins Neto (Dedé);
* Um seminário que será promovido pela Emater-PB no dia 09 de fevereiro vindouro onde será debatido a divulgação da Lei 11.947 que trata da aquisição de gêneros alimentícios destinado à merenda escolar. Este encontro terá a participação de secretários municipais de Educação e de Agricultora, além dos presidentes dos Conselhos Rural Sustentável dos municípios do Vale do Piancó.
* A Emater-PB ainda promoverá, pelo menos, quatro Dias de Campo durante o ano de 2010 com o primeiro já pré-agendado para o mês de março tendo como tema: "Piscicultura Sustentável".
"Queremos elaborar um dos maiores projetos de piscicultura para melhorar a sistuação da área no Vale do Piancó, que tem mais de 50% da água na Paraíba mas encontra-se sem nenhum projeto grande e consolidado. Esse projeto deve atender, pelo menos, dez municípios e estará orçado em R$ 550 mil. Nossa expectativa é que ele seja aprovado para que possamos mudar a cara do Vale", disse Elton José.
Ele explica que esse projeto na área de piscicultura visa comercializar na região o peixe que é produzido aqui, melhorar as feiras existentes e criar novas feiras de peixe, inclusive destinando o pescado para a merenda escolar e o programa de aquisição de alimentos, por exemplo. Porém, antes deve ser feito um trabalho para melhorar a qualidade do peixe produzido no Vale do Piancó que segundo o engenheiro de pesca, "é uma das piores do Brasil".
Com relação ao debate em cima da Lei 11.947, Elton José enfatiza que o seminário de fevereiro visa divulgá-la para fazer com que as prefeituras da região possam cumprir essa lei e destinar em torno de 30% dos gastos com merenda na compra direto aos agricultores dos respectivos municípios. "É preciso os gestores entender isso para que possa melhorar a vida do pequeno agricultor, proporcionar giro de capital em seu município e destinar merenda de qualidade as crianças e estudantes da rede pública de ensino", comenta.
Por sua vez, o assessor técnico da gerência regional da Emater-PB, Erani Diniz, informou que a partir da próxima segunda (25), até o dia 12 de fevereiro, a empresa estará trabalhando em regime de plantão, das 7h às 18h30 incluindo sábados e domingos, para a distribuindo de sementes aos pequenos aqgricultores. De acordo com Ernaninho, como é mais conhecido, foram adotados por meio de normativa critérios onde terão prioridades os pequenos agricultores inscritos no garantia safra 2008/2009. Após os 6º dia, começa a entrega para os agricultores do pronaf.
"Estamos com logística preparada para atender os agricultores de toda a região do Vale do Piancó, para tanto pedimos o apoio das prefeituras já que as sementes serão entregues nos escritórios da Emater em cada cidade. Já na próxima semana estará disponível para a agricultura familiar. Nos adiantamos para que não ocorra gargalos quando as sementes chegavam já próximo da colheita, causando revolta nos agricultores", disse.
De acordo com Ernaninho, já está a caminho de Itaporanga, onde existe um depósito do Governo do Estado, cerca de 70 toneladas de sementes destinadas aos municípios da região. São sementes de milho e de feijão de corda, adquiridos no estado do Rio Grande do Norte. Cada agricultor terá direito à 10kg de milho e 5kg de feijão. Ao detalhar como fora contemplado cada município, Ernani disse que Itaporanga, por exemplo, ficará com 8.000 kg de milho e 1.300 kg de feijão; Santana dos Garrotes com 6.360 kg de milho e 1.030 kg de feijão; e assim em diante.
"Essa divisão é feita de acordo com os inscritos no garantia safra 2008/2009, onde em Itaporanga cerca de 800 agricultores serão contemplados", concluiu.

Nenhum comentário: