Gestores têm até 31 de agosto para atualizar dados dos beneficiários do Programa Bolsa Família inscritos no Cadastro Único. Levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome aponta que pouco mais de 3 milhões de famílias estão com dados desatualizados. A Revisão Cadastral dos beneficiários do Bolsa Família é um instrumento importante para aprimoramento do Programa.
Ela estabelece uma rotina de atualização das informações das famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que recebem o benefício. A atualização já é um procedimento rotineiro dos gestores municipais do Bolsa Família e uma das responsabilidades do município em relação à gestão do CadÚnico, conforme a legislação vigente. O que muda a partir de 2009 é que os cadastros desatualizados há mais de dois anos terão o benefício bloqueado caso não seja feita a atualização.
Toda alteração nos dados das famílias beneficiárias (alteração de endereço, registro de óbito, acompanhamento das áreas de educação e saúde, entre outros) devem ser informadas ao gestor do Programa. Em Itaporanga, por exemplo, a partir do próximo dia 13 a Secretaria Municipal da Assistência Social dará início ao recadastramento do Bolsa Família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário