Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Entidades na criação do Território da Cidadania...

Uma reunião realizada no último dia 16, em Ibiára, determinou à criação do Território Rural do Vale do Piancó, acontecimento que contou com a presença do Delegado do MDA na Paraíba, Marenilson Batista da Silva, além de prefeitos e representantes de bancos oficiais, de sindicatos, associações, conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável e técnicos da Emater.
A reunião foi a sequência de outras duas já ocorridas. O Vale do Piancó é uma das poucas regiões que ainda não formou o Território da Cidadania, hoje uma exigência do Governo Federal para a liberação de recursos para a região. O delegado do MDA na Paraíba disse que a proposta permite que, de forma integrada, por meio de diálogo entre os municípios, seja construído e fortalecido o capital social da região, o que permitirá a informação e o acesso às diversas políticas públicas que já existem e podem melhorar a vida da população.
Já o secretário de Administração de Ibiara , Walter Quintino de Magalhães, destacou que “com o território poderemos conseguir mais recursos para desenvolver a agropecuária, indústria e comércio, gerando renda e evitando que nossa população migre para outras regiões para o corte da cana-de-açucar ou para as fazendas de uva e manga no Vale do São Francisco”.
Para a extensionista Maria de Lourdes Pereira Alves (foto), coordenadora regional da Emater em Itaporanga, solucionada as demandas urgentes, como os laudos do Programa Garantia Safra, que estão sendo executados no campo em vários municípios, o escritório regional da extensão rural em Itaporanga dará, por meio dos seus 19 escritórios locais, prioridade e total apoio ao fortalecimento do Território do Vale do Piancó. “A idéia é que sejam fortalecidas as propostas apresentadas e construído um trabalho em rede que fortaleça o capital social regional”, disse.
A partir de agora o Comitê Gestor Provisório do Território Rural do Vale do Piancó, onde a Emater tem assento garantido, por intermédio do extensionista Elton José da Cunha, irá estimular a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento da região durante reunião que acontecerá no dia 7 de maio, em Itaporanga, para discutir aspectos do trabalho de assitência técnica e sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O encontro foi encerrado com a formação de uma comissão que vai comandar as próximas etapas do trabalho e para isso um novo encontro já está agendado para o dia 7 de maio (valeu lav pela observação), no auditório da AMVAP, em Itaporanga.

Um comentário:

Jozival Simao de Lima disse...

O Encontro será dia 07 de maio/2009 e não 17 de maio 2009.