Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 14 de abril de 2009

100 dias parte III: Djaci elenca várias ações e diz que compromisso é com a qualidade do ensino

Continuando a entrevista concedida pelo prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), ao 'Itaporanga em Foco', sábado (11), com relação à área educacional o gestor itaporanguense revelou aos ouvintes que estava bastante satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Secretário Municipal da Educação, Josias Tolentino que estava presente nos estúdios da Rádio. Nesses primeiros 100 dias de governo à frente da Prefeitura Municipal, o Prefeito Djaci, junto com sua coesa equipe de trabalho, resolveu, nesta primeira fase, arregaçar as mangas e reorganizar a cidade, que entrou 2009 com acúmulo de variados problemas nas áreas sociais, por exemplo, que estagnaram Itaporanga.
Junto com o novo método de trabalho empreendido pelo secretário Josias Tolentino, a prefeitura aproveitou para reformar e ampliar várias unidades educacionais do município, que não tinham as menores condições físicas de funcionar como unidade de ensino, estas reformas emergenciais deram mais funcionabilidade às escolas. Os mobiliários, com sua maior parte encontrada depredada foi trocada por nova ou reformada, oferecendo melhores condições de ensino aos alunos e, aos professores melhores condições de trabalho.
"Estamos disponibilizando, por exemplo, uma merenda escolar de qualidade e em quantidade necessária para atender a demanda; Fizemos o contrato do transporte escolar com obrigatoriedade de capota e bancos, nas carrocerias dos veículos; Já providenciamos a viabilidade para construção de uma quadra de esporte na escola Josino Ricarte, localizada no sítio Lagoinha; Entregamos as novas instalações da escola Santa Mônica, agora dcom espaço digno para os professores e alunos; entre outros...", foi logo informando o prefeito no início da entrevista. A Escola Santa Mônica recebeu novo endereço com instalações mais amplas e dignas para servir aos professores e crianças
É interessante que a população de Itaporanga saiba que de pequenas coisas se mostra o espírito público de quem administra um município. O prefeito Djaci Brasileiro falou sobre os projetos que estão em execução no município e os novos programas que serão implantados em sua nova gestão. Especialmente na área de Educação, considerada prioritária.
Paralelo a esse grande trabalho que está sendo desenvolvido com maestria pelo secretário Josias Tolentino, há de se registrar o Brasil Alfabetizado, em parceria com o governo Federal, que atende pessoas da comunidade. Outros grandes passos dados em favor da permanência das crianças nas salas de aula foram o restabelecimento do Transporte Escolar Gratuito, que atende principalmente aos alunos das regiões agrícolas e o reforço da merenda Escolar distribuída com qualidade e quantidade.
Desde o início da Gestão do prefeito Djaci Brasileiro, a Educação em Itaporanga tem sido marcada por grandes realizações. A ampliação de vagas, implantação de novas propostas de ensino, valorização de profissionais, informatização e avaliação de sistema, foram algumas delas. Dentro de um plano de trabalho empreendido pelo secretário Josias Tolentino, bastante elogiado pelo magistério municipal. No Ensino Fundamental, por exemplo, diversas ações foram e vêm sendo implementadas nas escolas municipais, com o objetivo de redimensionar a proposta político-pedagógica para o ensino fundamental.
Diversas salas de aula foram reformadas para melhor acomodar o alunado
As estradas que ligam à zona rural, por exemplo, estavam abandonadas, sem a mínima condição de tráfego, e todos os prédios escolares apresentavam vários problemas como cadeiras quebradas, paredes deterioradas, telhados com goteiras e merenda escolar mal armazenada, dentre outros. "Imediatamente determinei o início das obras de recuperação das estradas e a reforma emergencial das escolas", disse o prefeito que completa "Estamos tocando a nossa administração gradativamente, procurando atingir as metas a que nos propomos com o nosso programa de trabalho. Vamos trabalhar incessantemente e implantar melhorias em todas as áreas".
Na Educação Infantil, a Prefeitura de Itaporanga acredita que a educação deve chegar onde a criança, o jovem e o adulto estão, em sendo o caso. Por isso, em regiões com maior demanda, a oferta de vagas na educação tem sido ampliada por meio de plano para construção de novas unidades, da assinatura de convênios e, até mesmo, do transporte de alunos para unidades de educação situadas em locais de baixa demanda. No entanto, o prefeito disse que vê com peocupação os mais de 40 mil reais que retornam mensalmente para o 'fundão' do Estado, devido o alunado estadual ser em maior número que o municipal. "Vamos viabilizar o aumento do nosso alunado para que possamos receber essa verba", disse.
Educação de Jovens e Adultos – na última semana de janeiro foi realizada uma reunião com os alfabetizadores e alfabetizados do programa Brasil Alfabetizado, onde foi solicitado empenho e compromisso nas atividades, na ocasião, foi entregue ainda o material didático e livros ao alfabetizador e alfabetizando e informando o início da aulas (em 2 de fevereiro).
Reunião do Conselho do Fundeb
"Educação de qualidade pressupõe um conjunto de ações no qual não se pode desconsiderar o espaço físico que atende a clientela estudantil", disse o secretário Josias Tolentino. Segundo ele, na pauta de prioridade consta a formação continuada de professores e pessoal de apoio nas escolas, garantindo assim melhores resultados durante o ano letivo. O secretário explicou: "as unidades que carecem de melhorias estão sendo atendidas para o ano letivo de 2009". Para ele, o grande eixo do ensino de qualidade passa mesmo pela formação dos profissionais, ou seja, não se faz educação de qualidade sem professores.
Conforme assinalou, a Secretaria de Educação vem possibilitando a todos os funcionários da rede municipal de ensino - coordenadores pedagógico, de turma, e professores - a devida capacitação com a finalidade de lidar num ambiente melhor. "Até mesmo as merendeiras terão treinamento. Às vezes, nós falamos só de treinamento do pedagógico, mas todo pessoal envolvido na unidade de ensino precisa elevar seu patamar cultural. Estamos propiciando isso", concluiu o secretário. Abertura de Curso de Capacitação realizado no início de fevereiro
“A educação exige investimentos constantes para que realmente funcione da forma desejada. Todo recurso extra que for empregado na educação traz uma somatória de resultados que costumam surpreender até os próprios gestores. É a mágica do saber que se manifesta sempre que é privilegiada na sua essência”, comenta Josias.
Encontro com Professores e Diretores realizado em janeiro
O secretário Josias Tolentino elencou ainda diversas ações e atividades executadas nesses 100 dias de governo, como: Foi oferecido para os professores o Curso de Capacitação em Pedagogia de Alternância e Educação no Campo, com carga horária de 60 h/a, que é preé-requisito para ingressar na seleção de professores para lecionar na Escola Técnica Agrícola; Foi renovado o Conselho de Alimentação Escolar (CAE); Foi elaborado a Ordem de Serviços do Município, com as propostas pedagógicas e diretrizes, o qual foi apresentado no Encontro com os Professores e Diretores; As Escolas Jacinta Chaves e a Justina Emília foram contempladas com o PDE, dinheiro direto na escola; Na Escola Justina Emília, no Conjunto Chagas Soares, foi inicada a construção de uma sala de aula para receber 17 computadores dentro do programa Proinfo, assim como as escolas Josino Ricarte, Santa Mônica e a Jacinta Chaves; Ainda no mês de fevereiro foi renovado o Conselho do Fundeb; E o secretário Josias Tolentino participou do Encontro de Secretários Municipais de Educação, em João Pessoa, outra com a UFPB Virtual, também em João Pesssoa, e uma terceira em Recife, no encontro de Secretários com o MEC, onde foi entregue um Lap Top a Secretaria Municipal de Itaporanga.
Sala de aula na Escola Municipal de Ensino Infantil 'Santa Mônica'
O município solicitou, ainda, adesão aos programas: Projeto Mais Museu, Programa de Correção de Fluxo, Programa Formação pela Escola, Proinfo, Projeto Olhar Brasil e o Projeto Amigos da Escola.

Nenhum comentário: