Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PMDB leva chefia da Câmara dos Deputados e do Senado Federal com vitórias de Temer e Sarney

O Congresso Nacional Brasileiro elegeu nesta segunda (02) os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Em manhã de Casa cheia sairam vitoriosos: o senador José Sarney (PMDB-AP), que obteve 41 votos, já é o novo presidente, derrontou o senador Tião Viana (PT-AC), que obteve 32 votos.
O êxito de Sarney sacramenta a ressurreição política de Renan Calheiros (PMDB-AL), patrono da candidatura dele, que estava ao lado de Sarney no beija-mão que se seguiu à proclamação do resultado. Sarney obteve os votos de dois colegas paraibanos: José Maranhão (PMDB) e Efraim Morais (DEM).
Já na Câmara o novo presidente, que obteve 304 votos, é o deputado Michel Temer (PMDB-SP) que venceu dois adversários: Ciro Nogueira (PP-PI), coom 129 votos, e Aldo Rebelo (PCdoB-SP) com 76 votos.
A coincidência na trajetória dos vencedores: tanto Sarney como Temer irão comandar, as respectivas, Casas Legislativas pela terceira vez. O deputado Aldo Rebelo disse que o acúmulo de poder nas mãos de um único partido representa o "monopólio", o que contraria o sistema político ideal. "Não creio que isso seja saudável à democracia", afirmou.

Nenhum comentário: