Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Sucessão Municipal: Porcino e Will empatam em 1º lugar em rejeição, Audiberg fica em terceiro.

De acordo com a enquente, sobre a sucessão municipal em Itaporanga, o quadro eleitoral mostra um empate técnico considerável e impressionante entre o atual prefeito Antônio Porcino (PMDB) e seu antecessor, Will Rodrigues (PTB) do qual Porcino foi vice-prefeito, só que desta vez aparecem como os mais rejeitados perante a opinião pública. Surpreendente, também, é a alta rejeição obtida pelo vereador Audiberg Alves, terceiro colocado. Veja os números:
Antônio Porcino (PMDB) - 28,7%
Will Rodrigues (PTB) - 27,3%
Audiberg Alves (PTB) - 15,5%
Djaci Brasileiro (PSDB) -10,4%
Sérgio Modesto (PP) - 4,1%
Neto Ferreira (PC do B) - 4,1%
Toinho da Loja (PMDB) - 3,6%
José Silvino (PSDB) - 3,6%
Virgulino Leite (PCB) - 2,7%
Para começar, verifica-se que a população de Itaporanga está mesmo insatisfeita com os políticos ultrapassados e não suporta mais continuar votando na mesmice que há vinte anos aparece como opção eleitoral. Essa rejeição popular configura-se como um claro recado de que a população quer mudança sim. E nessa balada as eleições deste será a última para algumas destas figuras.
O atual prefeito Antônio Porcino, que obteve a maior rejeição, obteve na zona urbana 29,4%, sendo mais citado no Conjunto Miguel Morato, Vila Mocó e Loteamento Balduíno de Carvalho; Assim como nas ruas 13 de Maio, Soares Madruga, Getúlio Vargas, Horácio Gomes, Irinue Rodrigues, Manoel Maia e Crizanto Pereira. Já na zona rural ele obteve 28,7% mantendo-se estável, onde foi mais citado nos sítios Redondo, Zelino e Tabuleiro.
O ex-prefeito Will Rodrigues, empatado com Porcino em rejeição no município, obteve 25% na zona urbana, onde foi mais citado no Alto do Ginásio e Conjunto Miguel Morato, e nas ruas Argemiro de Figueirêdo, João Firmino Gomes, Manoel Medeiros Maia, Xique-Xique, Marcelino Diniz, Severino Neves e Antônio Virgulino; Já na zona rural o ex-prefeito foi mais rjeitado que o atual prefeito, obtendo 37,5%, ou seja, 10% acima da margem obtida por Porcino. Lá Will foi mais citado nos sítios Várzea da Cruz, Capueira e Casa Nova.
O vereador Audiberg Alves, que amarga o terceiro lugar em rejeição no município, obteve 17,4% na zona urbana e foi mais citado no Alto das Neves, como também nas ruas Manoel Inácio de Araújo, Deocleciano Pereira Neves, Paulo Costa Lima, Santo Antônio e São José; Já na zona rural o vereador obteve 7,5%, sendo mais citado nos sítios Riacho do Meio, Pau-Brasil e Catolé.
Enquanto isso, o secretário estadual Djaci Brasileiro, que ficou na quarta colocação, obteve na zona urbana 10,5% de rejeição, sendo mais citado no Alto do Ginásio e nas ruas Balduíno de Carvalho, Loteamento Salviano, Marta Batista de Moura e adjacências do Hospital Distrital, Hotel Pedra Bonita e Hospital Infantil; Na zona rural, o ex-deputado obteve 10,5%, ficando estável, onde foi mais citado nos sítios Vaca Morta, Logradouro e Barrocão.
O nome de Sérgio Modesto não foi citado na zona rural, embora obteve 4,1% no município devido sua rejeição na zona urbana. E, por fim, o nome de Virgulino Leite foi o menos rejeitado, entre todos os candidatos, obtendo 2,7%. Saindo-se com uma extraordinária performance. Lembrando que a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Daqui a Pouco, publicaremos um resultado geral entre os grupos políticos de Itaporanga, numa simulação em que eles disputariam a eleição em chapas majoritárias diferentes. A coisa tende a ficar mais emocionante ainda. E falta ainda, a situação na disputa para a Câmara Municipal. É só aguardar!

Nenhum comentário: