Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Chapa Ricardo, Cássio e Ney é lançada para 2010


O deputado federal e presidente estadual do PTB, Armando Abílio, disse na manhã desta segunda-feira, 14, em entrevista ao programa Correio da Manhã, da Correio Sat, que uma chapa majoritária para as eleições de 2010 será encabeçada pelo governador Cássio Cunha Lima (PSDB), o prefeito da Capital Ricardo Coutinho (PSB) e o ex-senador Ney Suassuna (PMDB). A chapa, de acordo com Abílio, terá Ricardo como candidato ao Governo do Estado, Cássio e Ney disputando vaga ao Senado.
Em relação à esse muido que toma conta das rodas políticas no Estado, veja a análise do jornalista Fernando Cardeira: "Há quem esteja apostando que os últimos pronunciamentos/entrevistas do deputado federal Armando Abílio, presidente estadual do PTB na Paraíba, são nada além do que a prática conhecida na política brasileira como semear cizânia. Para os que pensam assim, Abílio está simplesmente tentando incendiar relacionamentos políticos, buscando melhores acomodações para o partido que comanda já em 2008, mas pensando também em 2010. Pode ser. Mas também pode não ser! Pode ser que Armando Abílio esteja apenas reproduzindo o que vem ganhando a cada dia mais corpo nas conversas de pé-de-ouvido, ou seja, que uma composição entre o Governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o Prefeito Ricardo Coutinho (PSB), além de praticamente definir, em tese, a eleição, lhe faria de baixo custo financeiro, dada a condição de líderes de massa que ambos desfrutam, indubitavelmente.
O primeiro em todo o Estado, com predominância para Campina Grande, e o segundo na região metropolitana da capital, com predominância para João Pessoa. Coincidentemente os dois maiores colégios eleitorais do Estado. Acrescente-se a isso, o fato de que o que um e outro almejam em 2010 são altamente compatíveis, ou seja: Ricardo quer ser Governador e Cássio Senador. Adicione-se à ‘panela’ o fato de Ricardo ser muito próximo do ex-senador Ney Suassuna (PMDB), que pode disputar novamente o cargo, já que em 2010 serão duas vagas de senador, acompanhado de duas das maiores, senão as maiores, lideranças políticas da Paraíba e, nessa condição, estimular-se a inve$tir pe$ado na infra-e$trutura da campanha vindoura.
Em outras palavras, em tese, essa união Cássio, Ricardo e Ney é excelente para os três, uma vez que junta a fome com a vontade de comer. Mas será se ela vai mesmo existir, ou seriam apenas manobras políticas do deputado Armando Abílio com fins eleitoreiros? Se olharmos para o interesse individual de cada um, talvez concluamos que pode haver muito mais do que o simples semear cizânia da parte do presidente do PTB paraibano. Senão vejamos: Cássio cumprindo o seu segundo mandato tem como seqüência lógica de sua vitoriosa vida pública a disputa por uma vaga no Senado Federal. E para consegui-la, nada melhor do que contar com o apoio de uma liderança jovem e emergente como o Prefeito Ricardo Coutinho (PSB), justamente no maior colégio eleitoral da Paraíba, João Pessoa, sua pedra no calcanhar, politicamente falando. De outro lado, Ricardo reelegendo-se Prefeito da capital e cumprindo o seu segundo mandato, terá como desaguadouro natural uma disputa para o Governo do Estado. E, para isso, nada melhor do que contar com o apoio de alguém como o Governador Cássio que, para governar dois mandatos, teve que passar pelo teste das urnas quatro vezes: 1º e 2º turnos de 2002, e 1º e 2º turnos de 2006.
Como alguém que, a exemplo do governante paraibano, tem hegemonia incontestável no segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, o município de Campina Grande. Há que se verificar ainda que, em 2010, serão duas vagas para o Senado, o que privilegiaria uma tentativa de retomada do mandato por parte do ex-senador Ney Suassuna que, nessa condição, teria nas companhias de Ricardo e de Cássio, seus maiores e melhores apoiadores, o que lhe estimularia a inve$tir na infra-e$trutura da chapa Ricardo governador, Cássio e Ney senadores. Claro que existem complicadores para a efetivação desses entendimentos, como questões partidárias e as atuais alianças político-partidárias de cada um desses senhores. Mas nada que não possa ser resolvido, até porque estamos em 2008 e a eleição é somente em 2010.
Uma coisa é certa: Armando Abílio pode até estar semeando cizânia, mas a verdade é que todos sabem que a união dos interesses políticos de João Pessoa aos de Campina Grande, nas figuras dos atuais Prefeito Ricardo e Governador Cássio, e mais a e$trutura de um Ney $uassuna, é coisa para dar enxaqueca em quaisquer outros pretendentes a esses cargos!"

Nenhum comentário: