Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Dama de Copas: Berguim pode usar a carta que tem na manga caso seja preterido por Djaci e Will.

Em Itaporanga a coisa está azedando de vez nas hostes do grupo cassista. É que como o secretário estadual Djaci Brasileiro (PSDB) anunciou a candidatura do ex-prefeito José Silvino (PSDB) para concorrer à prefeitura local, nas eleições vindouras, resta ao bloco do ex-prefeito Will Rodrigues (PTB) a indicação do vice, se ambos quiserem manchar unidos durante a campanha eleitoral. E aí é aonde a cobra tem ficado doidona de tanto baseado... Reuniões e mais reuniões têm sido feita em João Pessoa para resolver essa equação. Esta semana haverá mais uma rodada. Na última Djaci não compareceu num encontro com Will devido a presença do vereador Audiberg Alves (foto), que não foi convidado pelo secretário. Isso porque o vereador quer à todo custo, como numa imposição, ser o candidato do grupo cassista, o que já estaria descartado com o nome de Silvino, no máximo ele poderia lutar para ser vice, se permancer a união. E como ser vice ele não quer, o racha pode ser inevitável.
A população, por sua vez, ver a pretensão do vereador com um pé atrás já que o ex-prefeito Will não declara publicamente apoio ao seu nome, no máximo limita-se a dizer que "o governador é quem indicará o candidato". O que presume-se que Audiberg será preterido! E, nesse caso, Will nem precisaria dizer que não concorda porque é a "decisão" de Cássio. Nada mais conveniente para fazer do vereador uma carta fora do baralho. Só que o parlamentar-mirim tem uma carta na manga: uma dama de copas. O que pode embaralhar ainda mais esse jogo, diga-se de cartas marcadas. O vereador estaria, segundo aliados, disposto a bater chapa com Will numa provável convenção partidária para ser candidato. Inclusive, contando como certo, segundo ele mesmo, o apoio da maioria do diretório, composto por: Will (presidente), José Valeriano (presidente da Câmara), Ednilson Campina, Jarilene e o próprio Audiberg. Ele teria o apoio de Valeriano e Jarilene. Só que nesse caso pode haver uma intervenção do próprio governador para que Will forme chapa com Silvino.
Um imbóglio resultante da indagação: Will entregará seu prestígio agora em 2008? Basta saber que o ostracismo sepulta qualquer chefe político que não dispute cargos eletivos. em particular Will que não tem herdeiro político na família. Depois que sair de cena, dificilmente retorna ou mantém prestígio no estado. Isso cabe à quem foi candidato. E o vereador Audiberg, como ficaria? Lembro de uma conversa que mantive, dia desses, com o senador Efraim Morais e com o deputado Efraim Filho. Na ocasião eles me afirmaram que "Berguim seria o trunfo do DEM para conquistar a prefeitura de Itaporanga. Só que, como ele não se filiou ao partido, dificilmente terá chances de sair candidato", disse os parlamentares: pai e filho. Diante disso, avalia-se que no PTB não há garantias da candidatura de Audiberg.
Só que o vereador não jogará a toalha, assim tão fácil, ele poderá usar a carta que guarda na manga, a dama de copas. Trata-se da democrata Naura Ney (foto), sua esposa. "É uma possibilidade viável", diz um democrata que o vereador ouve muito. Já no Paço Municipal, fontes afirmam que o nome dela pode ser colocado sim na mesa das negociaçãoes para uma candidatura à vice na chapa de reeleição do prefeito Antônio Porcino (PMDB). Este cenário seria possível caso Audiberg seja preterido no grupo cassista. Além de ser aceito pela cúpula estadual dos Democratas, leia-se Efraim Morais, que quer eleger o maior número de prefeitos e/ou vice para pavimentar sua candidatura ao Governo do Estado em 2010.
De qualquer modo, é visível que o vereador não tem encontrado apoio dentro do grupo cassista assim como em alguns comerciantes ligados à Will e à Djaci, que afirmam votar no grupo de centro-esquerda caso ele seja candidato. Se ele usar a carta para marcar ponto na mesa do jogo, além de indicar o vice numa provável aliança com Porcino teria, também, liberdade total para trabalhar a eleição do seu candidato a vereador, Ubiracy Pita, o que não seria fácil em sendo candidato. Isso porque é inviável se ter um candidato majoritário trabalhando por um único candidato proporcional, já que ele, em sendo cabeça de chapa, deve trabalhar por todos.
Isso é só um pouco do moído político que tem marcado esse início de ano eleitoral em Itaporanga. E quanto mais se adia a escolha dos nomes para concorrer à sucessão municipal mais votos os dois grupos (Djaci e Will) vão perdendo, pelo meio do caminho. Portanto, poderemos ter uma disputa, entre: Porcino/Naura X Will/Silvino X Virgulino/Neto. Em política tudo é possível!

Nenhum comentário: