Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Promotores agora terão acesso ao Infoseg

Os Promotores de Justiça do Ministério Público Estadual que atuam na área criminal irão integrar o sistema Infoseg, Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização. O sistema será apresentado durante uma reunião de trabalho, entre a Procuradora-Geral Janete Ismael, o Secretário-Geral do MP, o Promotor Cláudio Antonio Cavalcanti e os Promotores de cada região da Paraíba, como o competente Doutor Fernando Sátiro (foto) que atua na comarca de Itaporanga.
De acordo com informações do Secretário-Geral, Cláudio Cavalcanti o Infoseg possui um banco de dados situado em Brasília de onde convergem informações, na área criminal, de todos os órgãos de segurança do País. Os Promotores irão ter acesso a estas informações, que serão utilizadas nos processos em que eles atuam. As reuniões irão acontecer por região, a princípio será com os Promotores da grande João Pessoa posteriormente nas demais regiões do Estado. “A reunião será informativa sobre o uso do sistema. Eles terão uma explicação de todo o funcionamento do Infoseg e receberão um material explicativo. Em uma etapa posterior serão confeccionadas senhas individuais de acesso”, explicou Cláudio Cavalcanti.
A Rede Infoseg, que é dirigida pela Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Pública, interliga informações de diversos órgãos federais e estaduais, disponibilizando-as nacionalmente para consulta, com facilidade e rapidez em computadores de mesa, viaturas, rádios e até celulares. “Este sistema é uma ferramenta extremamente importante porque possibilita ao Promotor de Justiça ter informações que irão ajudá-lo na sua atividade diária com os processos criminais”, enfatizou o Secretário-Geral.
A Rede já possui mais de 90 mil usuários cadastrados em mais de 200 órgãos distribuídos no Brasil. De janeiro a setembro do ano passado foram registradas cerca de 18 milhões de consultas à Rede Infoseg. Os usuários são servidores de órgãos públicos dos três Poderes nas esferas federal, estadual e municipal, tais como Ministério Público, Tribunais de Justiça estaduais, Tribunais Federais, todas as Polícias, Departamentos de Trânsito, Abin, Controladoria Geral da União, Denatran, Interpol (Polícia Federal), Tribunal de Contas da União e Receita Federal.

Nenhum comentário: