Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Sucessão Municipal: Djaci sai na frente dos demais candidatos na disputa eleitoral em Itaporanga

Numa enquete realizada em Itaporanga semana passada, sobre a sucessão municipal, ficou evidenciado que em qualquer situação colocada com quaisquer nomes o ex-deputado e atual secretário estadual Djaci Brasileiro (foto) parte na dianteira dos demais candidatos à sucessão do atual prefeito Antônio Porcino (PMDB).
Foram aferidos dois cenários: Um com Will Rodrigues, Djaci Brasileiro e Toinho da Loja, sendo candidatos; e outro cenário em que os candidatos seriam José Silvino (no lugar de Djaci), Antônio Porcino (no lugar de Toinho da Loja) e Audiberg Alves (no lugar de Will). Claro que em chapas majoritárias diferentes e puro-sangue. Os nomes que foram substituidos, de um cenário para o outro, deve-se ao fato de ambos (Will e Audiberg, por exemplo) fazerem parte de um mesmo partido e, portanto, apenas um podendo ser o cabeça de chapa. Veja como ficou o primeiro cenário:
Djaci Brasileiro (PSDB) - 26,4%
Will Rodrigues (PTB) - 14,1%
Neto Ferreira (PC do B) - 13,2%
Virgulino Leite (PCB) - 8,7%
Sérgio Modesto (PP) - 2,7%
Toinho da Loja (PMDB)- 2,3%
Branco / Nulo - 18,1%

Não Sabem - 14,5%
Para começar, nesta primeira fase a margem de indecisos somam 32%, o que é muito alta. O destaque nesse esbolço é, sem dúvidas, o desempenho de Neto Ferreira e Virgulino Leite que juntos somaram 21,9%, passando o nome de Will Rodrigues, e, portanto, com gás suficiente para acirrar, ainda, mais a disputa municipal. O que pode ser observado, também, é que o nome de Neto é destino da maior parte das intenções de votos dada ao vereador Audiberg, caso esse não seja candidato, o resulta no aumento de 8,4% para 13,2%. Ressaltando, claro, que o candidato do esquema oficial, neste cenário, por não ter mostrado um bom desempenho mas quando é substituído pelo nome de Antônio Porcino a percentagem deste fica em torno de 19%, logo na segunda colocação. Nada mais natural. Lembrando que a margem de erro ficou em torno de 2%, para mais ou para menos.
Djaci obteve 25% na zona urbana, sendo mais citado no Conjunto Miguel Morato e nas ruas Manoel Inácio de Araújo, Deocleciano Pereira, Paulo Costa Lima, Santo Antônio, São José, Mâe Murrega, Argemiro de Figueirêdo e João Firmino Gomes. Ele teve um melhor desempenho na zona rural, com 32%, sendo mais citados nos sítios Frade, Terra Nova e Cravoeiro; Já Will obteve 15% na zona urbana, sendo mais citado no Alto das Neves e nas ruas Santos Dumont, Dandão Severino, Francisco Bidô, Francisco Clementino, Praça Frei Martinho, Praça Monsenhor Sinfrônio, Pinto Madeiro e João Pereira da Silva. Ele teve um menor desempenho na zona rural, obtendo 10%, onde mais foi citado nos sítios Genipapo, Cantinho e Pau-Brasil;
Enquanto que Neto obteve 13% na zona urbana, sendo mais citado no Alto do Ginásio e nas ruas Salomé Pedrosa, Mª Medeiros, Praça João Pessoa e Pedro Pereira de Sousa. Ele obteve 10% na zona rural, sendo mais citado nos sítios Cachoeira e Tabuleiro; E, por fim, Virgulino que obteve 9% na zona urbana foi mais citado no Loteamento Adailton Teixeira e nas ruas Antônio Virgulino, Manoel Maia, Marcelino Diniz e Severino Neves. Já na zona rural ele obteve 7%, sendo mais citado nos sítios São Pedro e Pitombeira.
Em todo caso, o grupo de centro-esquerda não está pra brincadeira por ter se saído com um ótimo desempenho, isso com cinco meses de formação contrapondo-se aos mais de vinte anos de estrada dos demais grupos políticos local. E pelo que demonstra as vozes roucas das ruas de Itaporanga a eleição deste ano será a mais emocionante e disputada de todos os tempos. Podem anotar!
Daqui à pouco publicaremos o segundo cenário. Aguardem!

Nenhum comentário: