Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

"Toda cidade em que dois grupos mandaram ela não progrediu, só regrediu", diz Neto Ferreira.

ENTREVISTA
Enfoque – O que a cidade de Itaporanga tem a comemorar nesses 143 anos de emancipação política?
Neto Ferreira –
Entendo que nesses 143 anos de emancipação política ela tem muitas coisas a se comemorar. Umas delas é o desenvolvimento educacional, o desenvolvimento da área privada, do comércio... E a decepção que não se pode deixar de ver é o retrocesso que há mais de vinte anos Itaporanga vem passando. Uns comemorando satisfeitos e todos comemorando com o descontentamento que existe.
Enfoque – O Poder Público tem contribuído para Itaporanga se desenvolver?
Neto Ferreira – O Poder Público tem sido passivo. Passivo no ponto de vista de desenvolver Itaporanga. Se tem feito, tem feito muito pouco. Que deveria ter sido mais... Se o povo não ta vendo nada é porque não está sendo feito nada.
Enfoque – Qual sua visão do momento político e econômico atual em Itaporanga?
Neto Ferreira – Itaporanga tem passado etapas muito tristes. Se não fosse o valor do povo itaporanguense, da raça, a sua bravura e a sua grandeza Itaporanga estava estagnada. Uma cidade morta-viva. Podemos dizer assim. O que tem desenvolvido Itaporanga no cenário paraibano é, justamente, o que se tem feito na área privada. A iniciativa privada é que tem elevado e desenvolvido Itaporanga. O Poder Público tem demonstrado fraqueza, acomodação, desvio de finalidade da obrigação social que Poder Público tem para com o povo.
Enfoque – Qual o maior problema da cidade?
Neto Ferreira –
São muitos problemas, como: abastecimento d’água arcaico, ultrapassado, esgotos à céu aberto, o repasse das verbas destinadas à educação sem aplicação e uma série de atividades que se agente fosse fazer teria um somatório de desmandos, de desmantelo, de descuido... Com obras intermináveis. Não se concluiu uma obra que fulano começou. E o dinheiro do povo sendo jogado fora. Itaporanga tem que reagir a essas coisas.
Enfoque – Há uma solução?
Neto Ferreira –
Eu entendo que nada desce de goela abaixo. Você tem que fazer as coisas é consultando o povo. As bases é que tem que dizer o que deve ser feito. Numa cidade do porte de Itaporanga você não vai transformar com uma vara de condão os desmandos causados em vinte, trinta anos. Eles têm que serem corrigidos. Com a participação popular, com a participação das Igrejas, dos segmentos sociais... Sem isso, você jamais conseguirá fazer um governo participativo. Outra coisa, você tem que ir para rua, tem que ta presente. Porque ninguém administra ausente. Nada cresce pelas mãos dos outros. O gestor tem que ta encaminhando, verificando todas as atividades para que elas possam render para o povo.
Enfoque – Mas a população sempre tem a esperança de que possa haver uma mudança?
Neto Ferreira –
As quais tende diante da reação do povo. O povo ta cansado de ser enganado, não ta mais agüentando ser enganado. O povo ta dizendo e ta reagindo e, por isso, é que ta surgindo várias candidaturas ao pleito municipal que se avizinha, em torno de cinco. Então o povo está cansado de ser enganado... Fulano é oposição (não precisa nem dizer quem é) mais não diz nada de cicrano, nem de beltrano... Não diz nada de A, de B e nem de C. Então que oposição é essa? Oposição é pra mostrar os erros, os defeitos que está se passando numa cidade. E o gestor tem que aceitar as criticas que são construtivas. Eu acho que toda critica que tem que ser feita ao gestor, tem que ser feita com responsabilidade. Entre nós sempre tivemos o cuidado em fazê-las.
Enfoque – Porque Itaporanga não se desenvolve?
Neto Ferreira –
Acredito que por falta de vontade política. As coisas só funcionam com vontade política. Se o Poder Público se exime de cumprir com sua responsabilidade só teremos retrocesso. A salvação de Itaporanga tem sido a iniciativa privada, nesse aspecto há um avanço. Já no lado público falta vontade de seus operadores.
Enfoque – E por que essa ausência do Poder Público?
Neto Ferreira –
Eles (os responsáveis pelos desmandos no município) vão ter que explicar ao povo o porque de tudo isso. É, por exemplo, distrito industrial que foi dito e nada foi realizado. Além da iniciativa privada, O Poder Público deve dar mais atenção a agricultura. Nós temos uma bacia muito fértil, uma coisa extraordinária. Temos que despoluir esse Rio Piancó, que recebe toneladas de esgotos da cidade. É a falta de seriedade com a natureza. Então, não existe vontade política para solucionar isso. E se não tem vontade política cabe ao povo analisar isso. Só o povo é que pode dar a resposta que o próprio povo ta pedindo.
Enfoque – Isso advém das atitudes feitas?
Neto Ferreira –
Tudo o que agente faz na vida é como uma semente, você planta e ela vai crescendo para ter seus frutos amanhã. Se tudo que está ocorrendo está bom, está belo... Se Itaporanga está satisfeita com o que o Poder Público está fazendo? Então, cabe a Itaporanga analisar a coisa agora. O que eu entendo é que o povo, que mora em Itaporanga, os homens que têm cargos públicos, devem se preocupar mais com isso.
Enfoque – Em Itaporanga sempre houve uma forte polarização política entre dois grupos. Mas parece que haverá, agora, uma descentralização e o surgimento de uma outra via política. Como o Sr. ver isso?
Neto Ferreira
– Eu penso que não há oposição em Itaporanga. Esses que estão aí nada diz de nada. Então é como se todos eles fossem, na verdade, farinha do mesmo saco. Ossos do mesmo esqueleto. Não sei se a resposta mais adequada seria essa. Agora, é de se indagar porque eu sou opositor (não precisa nem dizer quem é) teu e nada digo sobre tua administração? Será que tudo na tua gestão vai bem? Quem tem que dizer isso são eles que enganam o povo.
Enfoque – O Sr. é presidente municipal de um partido que pretende ter uma candidatura à prefeito nas eleições deste ano. Como se apresenta essa pretensão?
Neto Ferreira –
Não é pretensão, não. É verdade mesmo! O PC do B vai lutar para ter candidato a prefeito nas eleições vindouras. No entanto, não sabemos quem será esse nome. Eu, como presidente em nosso município e membro do diretório estadual digo e afirmo, com a mais pura realidade, que o PC do B terá candidato em Itaporanga. Temos amigos que estão incentivando esse pensamento para que o nosso partido seja uma das opções em 5 de outubro. Embora, fazemos parte de um grupo o qual será consultado.
Enfoque – Esse nome seria o seu?
Neto Ferreira –
Eu não sei. Eu sou um soldado do partido. Não vim como general, nem como oficial, nem como cabo e nem como sargento. Eu vim para o PC do B a convite de amigos, da capital, para integrar uma sigla de oposição e que já fui promovido à estadual. Hoje sou membro do diretório estadual, assim como o amigo esterlan, de conceição, e o amigo José Gonçalves, de Patos. Sindicalistas brilhantes e atuantes em toda região do Alto Sertão. O que temos a dizer é que agente vai esperar. Não adianta empurrar nada pela garganta.
Enfoque – Como será a relação com outras legendas?
Neto Ferreira –
Temos conversado com os partidos nanicos. Como foi batizado pelos grandes partidos, por àqueles que se acham donos de Itaporanga... Em conversação com o PTN, com o PCB, com o PV, com o PSOL, entre outras, iremos construir uma via política capaz de mudar essa mesmice que ta aí. Essas siglas são compostas por amigos íntimos nossos que também estão desgostosos com o que vem ocorrendo em Itaporanga. É a reação que a população tanto esperou para banir figuras atrasadas do cenário político local, que tanto mal já causou a cidade.
Enfoque – Pode ser uma batalha desigual já que um grupo usufrui da máquina estadual e o outro da máquina municipal?
Neto Ferreira –
Nós, como todos sabem, somos uns partidos pobre. Os que estão aí vão se ater as essas duas alas e nós vamos nos ater a ala do direito, da justiça, da igualdade social, doutor. Então nós vamos policiar de manhã, de tarde e de noite esse banditismo, essa falta de caráter, de vergonha na cara que é a compra de votos. Inclusive, até ajudando o trabalho da Justiça Eleitoral e do Ministério Público. Pode ter certeza de que nós vamos denunciar todas suspeitas de compras de votos, com o engajamento deste time e com um candidato que enfrente com seriedade isso aí. Porque existe o direito, existe a justiça, a justiça é pra colocar as coisas no seu lugar. Então, não pense que A,B ou C, vai deitar e rolar na compra de votos sem fiscalização. Vamos estar atento e policiar todos eles.
Enfoque – Quais as propostas que o PC do B pretende apresentar no embate eleitoral?
Neto Ferreira –
Não temos agora. Até por que estamos em conversas com os partidos que lhe disse. O PC do B jamais poderia impor ou dizer qualquer coisa sem o consentimento do nosso grupo. Temos mais é que ouvir todo mundo, todos os segmentos. Para isso é preciso, antes, que agente saiba quem será o candidato dessa frente de partidos, que possa combater essas coisas que estão aí. E quem for escolhido pode ter certeza que será entregue em boas mãos, porque o grupo vai estar unido. E é forte. Já que temos nada mais nada menos do que 38 pré-candidatos a vereadores e, nesse caso, vai ser uma briga danada pra arrumar lugar pra tanta gente. Mais é o povo que ta pedindo.
Enfoque – Porque Itaporanga sempre se torna refém de panelinhas?
Neto Ferreira –
Por que quem está no Poder está preocupado, simplesmente, com que meia dúzias de dezenas de pessoas fiquem ricas, à custa do dinheiro público, a cada quatro anos enquanto que centenas de milhares de pessoas continuam ficando mais pobres. Então eles têm mesmo é que correrem atrás porque tem tudo para que entre um homem capaz de enfrentá-los para dizer onde é que estão as coisas do povo. Pra dizer porque os planos de cargos, carreiras e salários não foram cumpridos. Porque as verbas destinadas á educação não são honradas. Porque a saúde ainda é deficitária. Porque a limpeza urbana não é feita. Porque a arborização da cidade não existe. Em Itaporanga temos uma obra fantástica que é o Cristo Rei mas o Poder Público esqueceu e ignorou a importância daquele monumento. E o que é que falta? Falta vontade política. Todas as cidades em que dois grupos ficaram mandando, e se revezando no Poder, elas não progrediram. Só regrediram. É o caso de Itaporanga. No entanto, seus filhos independentes tem garra e força de vontade para desenvolve-la. Aqui temos escolas abandonadas e sucatadas. Recentemente, a Câmara Municipal fez um papel vergonhoso ao permitir que o Poder Público doasse parte do terreno de uma escola modelo para a construção de uma loja, pertencente a uma empresa que tem condições de sobra de comprar qualquer terreno. Isso é um absurdo. Tem que ser repado.

Nenhum comentário: