Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Sucessão Municipal: Chapa com Neto e Virgulino é o fiel da balança na disputa eleitoral local.

Finalizando os números refentes a disputa majoritária em Itaporanga, de acordo a enquete realizada na cidade, apresentamos agora a briga entre os grupos políticos postos para formação de chapas próprias. Ressaltando logo que trata-se de um cenário em que esses grupos disputariam a eleição separados. Ou seja, o bloco de Will, por exemplo, deixando a união com o de Djaci, o que é perfeitamente possível já que eles não se entendem quanto ao cabeça de chapa e, lógicamente, tendem a marchar em lados diferentes. Como resultado, de cara perceb-se que o grupo de centro-esquerda não está pra brincadeira e já entra como o fiel da balança na campanha eleitoral, deste ano.
Neste caso, como resultante da opinião de 440 entrevistados, nas zonas urbana e rural, temos o seguinte quadro, quando perguntado sobre o voto nas seguintes chapas majoritárias:
Chapa 1: Djaci Brasileiro / José Silvino (PSDB) - 22,1%
Chapa 2: Wiil Rodrigues / Audiberg Alves (PTB/DEM) - 13,9%
Chapa 3: Neto Ferreira / Virgulino Leite (PCB/PCdoB/PTN) - 11,3%
Chapa 4: Antônio Porcino / Toinho da Loja (PMDB/PRB) - 10,7%
Chapa 5: Sérgio Modesto / ? (PP/PRTB) - 3,0%
Branco/Nulo/Não Sabem - 39,0%
O que impressiona, logo de cara, é o altíssimo percentual de indecisos chegando a 39%. Observamos a permanência de Djaci na liderança mas não muito distante dos demais. O que mostra-se surpreendente é que a chapa (Neto/Virgulino) do grupo de centro-esquerda está tecnicamente empatada com a segunda coloada (Will/Audiberg). E, do lado situacionista, não causa surpresa essa quarta colocação obtida porque apenas a figura do prefeito Antônio Porcino tem obtido resultados significativos, fantando-lhe pois a figura de um vice que some ao seu desempenho o que infelizmente não acontece no nome de Toinho da Loja. O prefeito tem enfrentado o jogo praticamente sozinho. O que mostra que ao tempo em que ele tiver ao seu lado um vice que agregue uma soma substancial, seu desempenho, sem dúvida alguma, fica em torno de 15%. Ou seja, na segunda colocação mas mantendo-se o empate técnico diante dos demais.
Se acaso, o prefeito Porcino vier a conseguir a adesão do vereador Audiberg Alves, como está se projetando, em sendo preterido no grupo cassista, mesmo sem ser ele seu companheiro de chapa, indicaria a esposa para o cargo, e o ex-prefeito Will Rodrigues continuasse unido à Djaci, teríamos o seguinte cenário:
Chapa 1: Djaci Brasileiro / Will Rodrigues (PSDB/PTB/PR) - 31,6%
Chapa 2: Antônio Porcino / Naura Ney (PMDB/DEM/PRB) - 17,5%
Chapa 3: Neto Ferreira / Virgulino Leite (PCB/PCdoB/PTN) - 14,3%
Ou seja, juntando-se Will numa chapa com Djaci a margem deles subiria para acima dos 30 pontos percentuais. E o grupo de centro-esquerda, opção alternativa para os insatisfeitos de quem não for candidato, continuaria como o fiel da balança.
Num cenário em que retornariamos a ver a disputada da eleição do ano 2000, ou seja, o bloco de Will romperia com o de Djaci e aderia ao grupo de Porcino, indicando Audiberg como seu vice, o que é perfeitamente possível, isso porque a cabeça de chapa ninguém dá à ele. Mas ser vice de Porcino seria possível para dar um troco ao secretário Djaci, que não abdica de indicar o candidato pelo esquema cassista. Assim teríamos o seguinte cenário:
Chapa 1: Antônio Porcino / Audiberg (PMDB/PTB/DEM) - 24,6%
Chapa 2: Djaci Brasileiro / José Silvino (PSDB/PR) - 22,1%
Chapa 3: Neto Ferreira / Virgulino Leite (PCB/PCdoB/PTN) - 15,8%
Neste caso, extrai-se uma acirradíssima disputa sem se saber, seguramente, quem sairia vencedor devido os dois primeiros estarem tecnicamente empatados e o terceiro colocado, também, embolando o jogo. A terceira chapa, na realidade, é o fiel da balança da disputa eleitoral do ano em curso. De onde essa chapa obter mais dissidentes deixar o quadro muito dramático para as duas primeiras chapas. Em Itaporanga, a disputa será feita com estes cenários postos, não há muita modificação até porque só há estes nomes à disposição do eleitorado.
Daqui a pouco, publicaremos os números para a disputa proporcional. É só aguardar!

Nenhum comentário: