Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Lula encerra Conae e exalta garra dos professores

O presidente Lula encerrou no último dia 1º Conferência Nacional de Educação (Conae). Durante sua fala o presidente destacou que as cobranças dos professores, inclusive as feitas com a deflagração de greves, tornaram possível a seu governo implementar políticas públicas que iniciaram uma “pequena revolução” no setor.
“Governo bom é o que tem capacidade de pôr em prática aquilo que ouve em cada rua, em cada escola, em cada fábrica, em cada banco. Por ouvir é que nós fizemos essa pequena revolução que se iniciou na educação brasileira. E isso se deve ao mérito e à compreensão deste companheiro (o ministro Fernando Haddad) e da equipe dele, porque um técnico não ganha jogo. Ele precisa de bons jogadores e da torcida organizada, que são os educadores deste país, que vão à luta, que brigam, que exigem, que fazem greve, que negociam, mas que, muitas vezes, não são valorizados”.
Lula e o ministro da Educação defenderam a fixação de uma política nacional de remuneração dos professores e criticaram os estados que resistem em implantar o piso de R$ 1.024 para o magistério da rede pública de educação básica, por jornada semanal de 40 horas e sem exigência de diploma de curso superior. Alguns governadores chegaram a recorrer ao Supremo Tribunal Federal para evitar o pagamento do piso, que os ministros consideraram constitucional.
O presidente ainda destacou que acabou o sonho de ser professor cantado em música, porque a carreira do magistério foi sucateada nos últimos 30 anos. “Eu não me conformo que alguém ache que um piso de R$ 1.020 é alto para uma professora que toma conta dos nossos filhos dentro da sala de aula. Não é possível a gente depositar confiança em um professor ou em uma professora para tomar conta dos nossos filhos, sabendo que, no fim do mês, ele não vai levar para casa sequer o suficiente para cuidar da sua própria família”, disse o presidente provocando demorados aplausos dos professores e estudantes que formaram o plenário da Conae.
Lula concordou com uma proposta do ministro Fernando para que seja instituída uma mesa de negociação de uma política de reajuste do piso salarial dos professores, a exemplo da que foi formada para discutir o salário mínimo. A CTB, que sempre defendeu uma educação de qualidade e piso nacional do magistério com valorização do trabalho, participou ativamente de todo processo da Conferência, um dos maiores eventos da área no Brasil.
Durante a Conae foi montado um stand que ofereceu suporte e informações à categoria, através de materiais que explicavam a importância da mobilização e discussão do tema para a população.
Marilene Betros, diretora Nacional da CTB e da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) destacou a importância da atividade tanto para a população quanto para a categoria. “Essa conferência foi muito esperada por nós professores. Foi debate riquíssimo, com alta representatividade e envolveu todos os níveis e setores da educação desde a pública até a privada”, lembrou.
Para a dirigente, agora, o resultado dependerá do envolvimento dos representantes. “Deles dependerá a construção de um projeto para a educação brasileira construído de forma democrática”, finalizou. (CTB-PB)

Nenhum comentário: