Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Realizado 1º seminário para profissionais do NASF e PSF pela Secretaria da Saúde de Itaporanga

A Secretaria Municipal da Saúde em Itaporanga realizou, nas dependências da Câmara Municipal, a Primeira Reunião do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF). Trata-se de um Seminário direcionado aos profissionais que irão atuar no recém implantado NASF, bem como para os que atuam no Programa Saúde da Família (PSF).
A iniciativa teve como objetivo passar diretrizes aos profissionais do PSF, bem como do NASF, a fim de definir as estratégias de atuação e objetivos, a exemplo de como será feita a abordagem nas ações de promoção da saúde viabilizadas pelo Município de Itaporanga. “Temos uma equipe composta por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e nutricionista que irão atender as 9 unidades do PSF. Todas serão contempladas fortalecendo com este primeiro NASF, as ações de promoção e proteção contra doenças”, argumentou o secretário Gaudêncio Mendes.
Participaram deste primeiro encontro profissionais, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, pediatras, farmacêutica, fisioterapeuta, psicóloga, técnicos de enfermagem, Assistentes de consultório dentário, etc... que atuam na Secretaria da Saúde do Município, no intuito de se integrarem e trabalharem juntamente com o NASF complementando as atividades já desenvolvidas pelo PSF e intensificando as estratégias de atuação da Saúde, beneficiando à população que são usuárias deste serviço na Cidade.O Ministério da Saúde criou o NASF tendo como objetivo apoiar as Equipes de Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a clínica das ações da Atenção Primaria bem como sua resolutividade, além dos processos de territorialização e regionalização. O NASF de Itaporanga conta com profissionais de várias áreas de atuação: Carla - Assistente Social; Odete- Farmacêutica; Camila e Renilson – Fisioterapeutas; Ruclenato – Nutricionista, Leonardo Cabral - Pediatra e Mª do Socorro – Psicóloga.
O NASF e as equipes de saúde da família passam a criar espaços de discussões para gestão do cuidado, reuniões e atendimentos conjuntos, constituindo assim um processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF não terá como rotina atendimento individualizado aos usuários nas unidades de saúde, mas sim será apoio à ESF através da responsabilização, da gestão compartilhada e da coordenação do cuidado.

Nenhum comentário: