O deputado federal paraibano Major Fábio (DEM), liderou o movimento em defesa da aprovação da PEC 300, e conseguiu uma vitória histórica para categoria. A aprovação da PEC 446/09 do Senado Federal, com a garantia do valor nominal e a inclusão dos aposentados e pensionistas, como sempre defendeu o relator da PEC 300. A matéria foi aprovada por 393 votos, com duas abstenções. Os deputados precisam analisar os destaques nesta quarta-feira (3).
O texto aprovado é o de uma emenda assinada por vários partidos, com base na PEC 300. As principais diferenças são a diminuição do prazo para implementar o piso, que passa de um ano para 180 dias; e a previsão de um piso nacional provisório até que seja editada a lei.Esse piso transitório será de R$ 3,5 mil para os policiais de menor graduação (soldados, no caso da PM) e de R$ 7 mil para os oficiais do menor posto.
O deputado paraibano lutou intensamente em defesa da matéria. Em discurso emocionante que silenciou o Plenário da Câmara, o Major Fábio foi ‘aplaudido com entusiasmo’ pelos deputados federais, PM,s, Policiais Civis, Bombeiros, aposentados e pensionistas. Na área externa do Congresso Nacional, um trio elétrico transmitia a sessão da Câmara. No momento do encaminhamento favorável do Major Fábio, o silêncio e a emoção imperaram entre os cerca de 5 mil participantes da 2º marcha nacional em defesa da PEC 300.
Para o Major Fábio, a seriedade com que a PEC foi debatida contribuiu no resgate da credibilidade do parlamento. “Os policiais e bombeiros militares passaram a acreditar nela”, prosseguiu. Sobre a discussão partidária o deputado relator fez questão de esclarecer que, “para aprovar esta PEC, não existe partido, não existe lado político, não existe Lula, nem Serra, nem Dilma, nem ninguém”. Sustentando seus argumentos no encaminhamento da votação, o deputado recordou o encontro com o presidente Lula, na Paraíba, que foi presenteado com a camiseta da PEC 300. Major Fábio ao entregar a camisa da PEC 300 ao presidente Lula, durante sua visita à Campina Grande em 29 de julho do ano passado
"Ele a recebeu e disse: O que é isso? Que PEC é essa? Ainda brincou: É para equiparar com os menores salários ou com os maiores? Eu fiquei calado, tranquilo. Depois o abordei de novo, e ele disse: Deputado, leve os policiais e os bombeiros para Brasília, que a Câmara só vai com pressão. Aprendi a lição naquele momento. Estão aí os policiais! Estão aí os bombeiros! Vamos aprovar a PEC 300 hoje, e já", finalizou o Major Fábio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário