Tendo como refencial uma perspectiva inicial de público de 20 mil pessoas/noite, entre turistas e visitantes, foram disponibilizados um efetivo de 60 homens da Polícia Militar distribuídos por toda área do evento. Na avenida Getúlio Vargas, palco principal do evento, contou ainda com o apoio de dezenas de seguranças particulares que foram contratados pela Prefeitura Municipal.Com equipes prontificadas em plataformas espalhadas pela Avenida Getúlio Vargas que serviram de postos de observação, os policiais militares poderam observar e coordenar as ações dos demais, em circulação, prevenir e coibir ocorrências de violência, comum em eventos de grande porte, como é o 'São Pedro'. O sucesso do esquema de segurança pode ser conferido não em Itaporanga mas, também, nas demais cidades da região realizaram os seus respectivos festejos e nas que ainda estão realizando.
Em todas as entradas da festa havia homens da Polícia Militar estrategicamente posicionados fiscalizando e recolhendo a entrada de garrafas de vidro, por exemplo, ação muito bem aprovada e elogiada pela população local. Nas entradas da cidade haviam barreiras policiais intensificadas onde eram conferidos os documentos dos veículo e motoristas que saim de Itaporanga. A mesma operação era efetuada nos arredores da cidade, principalmente nos bairros periféricos. Pela primeira vez em evento deste porte a cidade de Itaporanga pouco ou quase não se viu registro de roubos e assaltos, sejam de qualquer natureza. Para se ter uma idéia nem mesmo roubos de carteiras e celulares foram registrados. Dando assim um atestado de que o esquema de segurança elaborado pelo Capitão Campos fora muito bem sucedido e eficiente. Em agradecimento, o oficial transfere os méritos também aos seus comandados: "Todo esse sucesso é traduzido diante de um trabalho eficiente executado por uma equipe qualificada e preparada por um conceito que implantamos na 3ª Cia/PM, desde que assumimos o seu comando", assegura o capitão.
A determinação do comando da 3ª Cia/PM era de que todo o efetivo fosse empregado no trabalho ostensivo e preventivo, com operações de prevenção e repressão à criminalidade e a violência. O policiamento foi reforçado não só na cidade de Itaporanga, mas também nas demais cidades da região. As ações estiveram focadas para garantir segurança e a prestação de serviço à sociedade em geral. A segurança durante o 'São Pedro' em Itaporanga contou com toda a estrutura da Polícia Militar, como o policiamento motorizado, dispondo de oito viaturas, e a pé, com o objetivo de garantir o bem-estar da população. No área central da festa foi instalado um Posto de Comando, de onde era monitorado todo o esquema empreendido em Itaporanga.
Postos de observação instalados em pontos estratégicos e dezenas de grupos de policiais circulam pelos locais de maior concentração de público era uma visão nítida da presença policial. O público, as autoridades constituídas e os artistas, que se apresetaram na festa, puderam constatar durante o ‘São Pedro 2009’ em Itaporanga o trabalho eficiente da polícia Militar em toda a área destinada aos festejos juninos, assim como, em toda a cidade, onde havia policiais em todo lugar, o que era visível, transmitindo tranqüilidade aos turistas, aos comerciantes e ao público em geral. Para melhor visualizar as fotos é só ampliar clicando em cima das mesmas...
Comentários para este Post: Guerreiro disse...
O que o repórter não sabe e nem foi divulgado nessa matéria,é que os PM´s que estão de serviço nesta festa, estão trabalhando na folga, e sem receber remuneração por este serviço. E os que não vierem a cumprir essa arbitrariedade será punido e perseguido. Sd Ventura
6 de Julho de 2009 08:01
Um comentário:
O que o repórter não sabe e nem foi divulgado nessa matéria,é que os PM´s que estão de serviço nesta festa, estão trabalhando na folga, e sem receber remuneração por este serviço. E os que não vierem a cumprir essa arbitrariedade será punido e perseguido.
Sd Ventura
Postar um comentário