Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Prefeito Djaci Brasileiro abriu na manhã de hoje a III Conferência Municipal da Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Itaporanga realizou nesta sexta-feira (17), às 8h, no Centro Pastoral, a 3ª Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema é "A Participação e o Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)". O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas).
O evento, que é uma preparação para a etapa estadual da discussão, tem a função principal de avaliar a assistência social sob o ponto de vista do SUAS - Sistema Único da Assistência Social - e definir diretrizes para o desenvolvimento do trabalho na cidade. A reunião é também um ponto de partida para a troca de experiências a respeito do trabalho e aprimoramento das mesmas.O prefeito Djaci Brasileiro abriu o evento enaltecendo o grande êxito que o secretário Erivaldo Rufino tem obtido à frente da pasta e enumerando os investimentos nos mais variados programas e projetos desenvolvidos pela a atual gestão. Além do prefeito e do secretário municipal da Assistência Social a mesa dos trabalhos foi composta por: Geralda Figueiredo (Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), Sebastião Lemos (SAMA), Josias Tolentino (SME), Thiago Campina (Ouvidor Municipal), Roberta Pereira (Presidente do Conselho Tutelar), Juliana Diniz (Assistente Social), Socorro Campos (Palestrante), Francisco Cordeiro (Rep. da Sociedade Civil), Silmária Porcino (CDMEC), Lucicleide Figueiredo (Cras) e Marluce Pedrosa (Educon).
É a terceira conferência municipal desde a implementação do SUAS em 2005. Conferência que tem como objetivo definir os direitos socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social, bem como as dificuldades na execução dos direitos e metas pactuadas. Os debates ficaram a cargo da palestrante Socorro Campos, que começou os trabalhos logo após a leitura do Regimento Interno da Conferência (feita pelo editor, responsável pelo cerimonial). No uso da palavra o secretário Erivaldo Rufino agradeceu imensamente a grande contibuição que sua equipe vem dando para a realização e o sucesso dos programas sociais, bem como, o importante apoio que é dado pelo prefeito Djaci Brasileiro que não mede esforços na concretização dos mesmos. Assim, o grande desafio desta conferência é a garantia da participação dos usuários nas discussões e deliberações da Política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social. Pensar no protagonismo dos usuários, portanto, exige a ação política de pessoas e grupos dotados de capacidade para saber planejar e fazer oportunidade.
Diante deste desafio, de ampliar a participação dos usuários, que a Conferência propôs como tema: participação e controle social. A abordagem dessa temática apresenta-se como fundamental oportunidade para o fortalecimento da cultura democrática no campo da assistência social. Programas municipais foram apresentados como os frutos da atual gestão municipal na esfera da assistência social. Os trabalhos mais marcantes são notadamente programas como o Projovem, formado por adolescentes entre 12 e 18 anos que estejam matriculados e freqüentes à escola do qual foram capacitados. A III Conferência Municipal de Assistência Social é um passo decisivo nas políticas públicas. Ao final das falas a Conferência foi aberta pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Geralda Figueirêdo.
Durante o evento foram escolhidos representantes da sociedade civil e governamental, dentre os quais elegeu-se delegados que serão capacitados para a Conferência Regional. Os participantes foram divididos em grupos temáticos que debateram as diferentes formas de atuação da assistência social.A marca principal do evento foi a presença da população, público alvo da discussão, prestigiando e valorizando um trabalho árduo da Secretaria de Assistência Social, que tem mostrado empenho em sua função principal de conferir autonomia à população. Já que na noite de ontem, data marcada para a abertura, houve uma queda de energia na cidade transferindo-a para a manhã desta sexta-feira.

Nenhum comentário: