Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Por Victor Paiva: "Ricardo, A terceira Via"

Veja, abaixo, o artigo escrito por Victor Paiva (foto), radialista e estudante de Jornalismo da Universidade Euro Americana de Brasília, sobre a postulação do prefeito Ricardo Coutinho (PSDB) ao Governo do Estado, em 2010. Victor é correspondente dos programas jornalísticos do Sistema Arapuan da Paraíba e da TV Tropical de Roraima, afiliada ao SBT.
"A Terceira Via” na política de um estado como o nosso, dividido por dois segmentos partidários, significa a quebra e o rompimento com os antigos paradigmas. Na Paraíba, quem insiste em se apresentar com essas características é o prefeito da capital, Ricardo Coutinho. Logo, a pré-candidatura do socialista merece ser classificada como a “Terceira Via” das eleições do próximo ano.
Essa análise também pode ser feita através da quantidade de prefeitos e a representação municipal dos partidos que já manifestaram pré-candidaturas ao governo em 2010.
Os primeiros sintomas desse novo grupo político que surge no estado foram confirmados durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O prefeito Ricardo Coutinho foi isolado e no íntimo sabe que setores do PMDB e PT interferiram diretamente na agenda de Lula, o impedindo de visitar a capital.
Apesar do esforço, a velha máxima prevaleceu, não é possível enganar a todos o tempo todo. “O clima é muito ruim”, confidenciou um deputado federal que estava na comitiva. O coração do alcaide está cheio de mágoa e a permanência no mesmo palanque deu-se pelas circunstâncias da visita presidencial.
O que sobrou a Ricardo foi uma rápida conversa com Lula, devidamente autorizada por Maranhão, que não largou o pescoço do presidente um só minuto.
Dependendo do conteúdo do pé de orelha entre Lula e Ricardo, restam ao prefeito poucas alternativas. A mais clara é a viabilização da Terceira Via das eleições em 2010, somando na sua trincheira os insatisfeitos dos governos Lula e Maranhão III. Além das constantes investidas ao grupo do ex-governador Cássio Cunha Lima.
Nessa configuração, partiremos para três candidaturas rumo ao Palácio da Redenção. PMDB liderado pelos Maranhistas. PSDB/DEM com Cícero, Efraim e o apoio do Cassismo, e por fim o PSB com os socialistas da “Terceira Via” liderados por Ricardo.
Cássio vai entregar seu grupo as garras de Coutinho?"
Confira agora o que escreve o radialista Nilvan Ferreira, um dos apresentadores do programa Rádio Verdade, da Rádio Arapuan FM e do Programa Tribuna Livre, da TV Arapuan:
Cícero, os mitos e os fatos
"Ninguém há de negar que o senador Cícero Lucena, do PSDB, entrou mesmo pra valer na disputa pelo Governo do Estado. E, o caboclinho, vem mesmo vencendo uma série de etapas pra se consolidar como uma alternativa viável, conseqüente e eleitoralmente possível.
Cícero tem priorizado o embate frontal com o governo Maranhão III, tentando se constituir no referencial oposicionista ao atual comando do Palácio da Redenção e o discurso tem surtido efeito. Como em política não há espaços vazios, a parcela da sociedade que não tem simpatia pelo atual governo necessita ter uma referência, um norte, uma figura que contemple a indignação pós-cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima.
E o senador Cícero Lucena tem capitalizado de forma muito inteligente esse sentimento de grande parcela da população. Ora, quem melhor do que Cícero Lucena para expressar que se cometeu uma injustiça contra um governo eleito pelo povo? Cícero é e sempre foi uma das essências do “ronaldismo” e, por conseqüência, também do “cassismo”, a quem sempre foi fiel escudeiro nos momentos dos grandes embates.
Mas, o principal fato, dos últimos dias, foi Cícero conseguir a solidariedade do núcleo “cunha lima” de forma mais clara e precisa, causando espanto naqueles que tanto defenderam a aliança com o PSB de Ricardo Coutinho.
Conseguiu a solidariedade pública e enfática do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arthur Cunha Lima; em seguida passou o final de semana visitando vários municípios ao lado do histórico companheiro Ronaldo Cunha Lima; e se não bastasse Cícero conseguiu reunir quase todos os ex-auxiliares do governador Cássio Cunha Lima em sua residência, causando verdadeiro frisson nos bastidores da política paraibana.
São coisas da política que continua tendo aspectos transformadores. Cícero vence mais uma etapa no projeto de chegar ao Palácio da Redenção e começa a acumular “gordura” política, podendo causar desdobramentos importantes, quando do retorno do ex-governador Cássio Cunha Lima."

Nenhum comentário: