Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Prefeitura de Itaporanga promove curso de culinária através do programa 'Cozinha Brasil'

Preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios. Este é o foco do Programa SESI Cozinha Brasil, ação realizada pelo Serviço Social da Indústria – SESI, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que a Prefeitura Municipal de Itaporanga disponibiliza desde segunda-feira (20), com término nesta quinta-feira (23). Com esta ação, a entidade promove uma nova cultura alimentar, enfatiza a valorização protéica e nutritiva dos alimentos de forma mais segura e visa o combate ao desperdício. Para se chegar até aqui uma equipe do SESI esteve em reunião, no último dia 07, na Secretaria Municipal da Educação para a articulação do Programa em Itaporanga junto, além do secretário municipal da Educação Josias Tolentino: ao secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, ao nutricionista da SME, a diretora do H.D.I, ao representante da merenda escolar da 7ª Gerência de Ensino e ao representante da segurança alimentar. E assim foi possível sua viabilidade através de parceria da Prefeitura Municipal de Itaporanga com o Ministério de Desenvolvimento Social, além de: secretarias da educação, da Agricultura, Ação Social, Saúde, 7ª Gerencia de Ensino e vários parcerios da iniciativa privada.
O secretário Josias Tolenino disse que os principais benefícios alcançados com a capacitação são a melhoria da qualidade dos alimentos consumidos pelas famílias, o aumento da auto-estima das pessoas que participaram dos cursos, além da inserção no mercado de trabalho. Para Ana Tomaz, por exemplo, participar do Cozinha Brasil foi uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos culinários. “Não sabia como os alimentos podiam ser tão bem aproveitados e quantos benefícios eles poderiam trazer para nós. Agora, com o curso do Cozinha Brasil, passei a dar mais atenção aos alimentos que sirvo na minha casa, pois a alimentação saudável da minha família agora é a maior preocupação”, comentou.
O curso, gratuito, está sendo realizado (desde segunda-feira/20) em uma unidade móvel equipada com cozinha experimental, estacionada nas dependências do Itaporanga Esporte Clube.
Nas aulas, práticas e teóricas, nutricionistas ensinam receitas saborosas e nutritivas, de baixo custo, fundamentadas no aproveitamento integral dos alimentos. Além de receitas, o aluno recebe informações que envolvem nutrição básica, planejamento de compras, alimentação saudável e higiene alimentar.
No final do curso os alunos recebem certificado de participação e livro de receitas. Dentre os inscritos estão representantes das Secretarias da Saúde, da Educação, da Assistência Social, do hospital, além de mães de famílias de baixa renda. “O objetivo é que cada pessoa treinada pelo Cozinha Brasil possa tornar-se uma multiplicadora, levando para as comunidades, para o lar e para a empresa os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação inteligente”, diz o secretário.
As merendeiras do município também foram capacitadas a trabalhar contra o desperdício aproveitando todos os nutrientes presentes nas frutas, verduras e legumes. Melhorando, cada vez mais a merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino. E é este o objetivo do Cozinha Brasil, que visa assegurar um processo educativo permanente, destinado a fazer do ato de produzir, preparar o alimento, uma cultura promotora de saúde, bem estar, geração de renda e desenvolvimento com sustentabilidade.

Nenhum comentário: