Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 25 de julho de 2009

Luiz Couto participa de encontro regional do PT em Itaporanga onde fez uma análise sobre as conjecturas da legenda com vistas às eleições/10

Foi realizada na manhã deste sábado (25) em Itaporanga, nas dependências da Câmara Municipal, uma Assembléia regional do Partido dos Trabalhadores que contou com a presença do deputado federal Luiz Couto, candidato à reeleição para Presidência estadual da legenda. Participaram do encontro militantes de várias cidades do Vale do Piancó. O evento foi organizado pelo Diretório Municipal de Itaporanga, mais precisamente pelo seu vice-presidente professor Jucivan Araújo.
Entre as presenças poderiam ser destacadas: o professor José Martins Neto (gerente da 6ª Regional do Desenvolvimento Humano), o vereador Sebastião Salustiano (de Santana de Mangueira), o ex-prefeito Zizo (da cidade de Serra Branca) e dirigentes petistas de: Ibiara, Boa Ventura, Santana dos Garrotes, Santana de Mangueira, Nova Olinda, Pedra Branca, entre outros. Entre as ausências sentidas: a do vereador Pádua Leite (da cidade de Piancó) e do prefeito Pedro Feitosa (da cidade de Ibiara). Foi anunciado no encontro que a prioridade da Direção Nacional da legenda é: 1º) a candidatura de Dilma Rulssef à Presidência da República; 2º) aumentar a Bancada de Senadores (dos atuais 11 para 20), e aí a Paraíba está inserida; e 3º) aumentar a Bancada de Deputados (dos atuais 87 para 120). Isso tudo, em busca de força no Congresso Nacional para não ficar refém, por exemplo, do fisiologismo do PMDB que hoje comanda as duas casas.
Neste caso, Luiz Couto afirma que o PT Nacional não proíbe que se discuta o processo eleitoral de 2010. O PT Nacional procura conversar com vários partidos da base de apoio ao presidente Lula, como o PMDB, mas dando preferência aos que formam o chamado “Bloquinho”: PSB, PDT, PCdoB, entre outros, que devem estar no núcleo da campanha presidencial da ministra Dilma. Luiz Couto revelou durante o encontro que o PMDB Nacional definiu em torno de 12 estados onde é interessante para a legenda que o PT converse e "a Paraíba não está incluída, ou seja, não é prioridade", afirma. "Há uma decisão da nacional que onde o PT apoiar o PMDB ao Governo Estadual as duas vagas de senadores sejam reservadas para o PT", revela.
O deputado disse que há uma conversa avançada com o PSB que passa pela orientação do presidente nacional da legenda, o governador Eduardo Campos (PE), onde seja retirada a candidatura de Ciro Gomes à Presidência para apoiar a de Dilma Rulssef e, assim, o PT apoiá-lo para o Governo de São Paulo.Ele começou explicando os casos pelo estado do Rio Grande do Sul, onde já está definido o nome do ministro Tarso Genro (da Justiça) ao Governo Estadual. No estado do Paraná está avançada a composição PT/PMDB, para a reeleição do governador Roberto Requião (PMDB). Em São Paulo (Orestes Quércia) e em Santa Catarina (Luis Henrique), segundo Luz Couto, não tem jeito o PMDB, nos dois estados, já estão fechados com a candidatura de José Serra (PSDB), à Presidência da República.
No Rio de Janeiro o PT tem a candidatura do prefeito da cidade de Nova Iguaçu Lindberg Farias (paraibano), ao Governo do Estado, no entanto, dependendo das negociações pode apoiar a reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB), com Lindberg como candidato ao Senado. No Espírito Santo já está definido o apoio ao PMDB, de acordo com Couto. Em Minas Gerais há um problemas, são três candidaturas: o senador peemedebista Hélio Costa (Ministro das Comunicações); e os petistas Patrus Ananias (Ministro do Desenvolvimento Social) e José Pimentel (Ex-prefeito de Belo Horizonte). Lá não há consenso em torno de um único nome, neste caso PMDB e PT devem sair com candidaturas próprias.
No Mato Grosso do Sul, há problemas para aliança. Em Goiás já foi definido o apoio ao PMDB. E na Bahia os dois partidos terão candidaturas próprias, são elas: a reeleição do governador Jaques Wagner (PT) contra a candidatura de Gebdel Vieira Lima (Ministro da Integração Nacional). Em Tocantis há conversa entre os dois partidos. Já no Pará também há um diálogo mas devido muitos problemas a atual governadora Ana Júlia (PT) será candidata ao Senado apoiando um nome do PMDB ao Governo do Estado.No Amazonas já está tudo resolvido: PT e PMDB vão apoiar a candidatura do Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR).
Já no Nordeste, segundo Luiz Couto, é a região onde o PSB tem a maior força, governando hoje três estados: Rio Grande do Norte (Wilma Farias), Pernanbuco (Eduardo Campos) e Ceará (Cid Gomes). Lembrando, que tem uma candidatura muito forte no Piauí, embora haja diálogo para o apoio à reeleição do governador Wellington Dias (PT).
Enquanto na Paraíba a aliança com o PT não seria prioridade para o PMDB Nacional, embora alguns petistas e a própria mídia, segundo o deputado, coloque isso como resolvido pelo presidente Lula. "O que não é verdade!", exclamou Luiz Couto.
Finalizando suas palavras para os petistas presentes, o deputado Luiz Couto lembrou das entrevisas dadas recentemente por José Genoíno e José Dirceu, sobre a política de alianças: "Eles disseram que cada caso é um caso".
O parlamentar deixou escapar que na Paraíba a campanha de Dilma Russef poderá ter dois palanques: o do PMDB e o do PSB. E o PT vai decidir em qual deles estará somente após o congresso nacional do partido, programado para o mês de fevereiro do ano que vem.
"Temos que ter aliados de projetos e não àqueles que visam única e exclusivamente cargos na estrutura do Governo. Por isso, é preciso enfrentar a gula do PMDB, por cargos e ministérios", concluiu.

Nenhum comentário: