Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 17 de março de 2009

Luiz Couto presta homenagem a D. José Mª Pires

“Podemos assim dizer que Dom José Maria Pires, que me ordenou em 1976, é o bispo da solidariedade”. Esta foi à frase proferida pelo deputado federal padre Luiz Couto (PT), nesta segunda-feira (16), após ocupar a tribuna da Câmara Federal para fazer referência ao arcebispo emérito da Paraíba, que no último domingo celebrou 90 anos de existência.
Depois de informar que Dom José conduziu a arquidiocese paraibana por 30 anos, Luiz Couto enfatizou que durante este período ele revelou-se um verdadeiro pastor, um homem que tinha na palavra a firmeza e a serenidade como elementos para o diálogo. “Seu trabalho em favor dos necessitados sempre foi destacado por amigos e admiradores”, relembrou.
Ao destacar que o arcebispo tinha uma autêntica devoção pelo social, o parlamentar recordou que o arcebispo criou o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, tendo dado atenção especial à luta pela terra e aos excluídos, sempre levando em consideração a dignidade e o trabalho.
Couto também trouxe à memória uma ação do arcebispo, realizada em conjunto com Dom Hélder Câmara, que, segundo ele, fizeram de Dom José um profeta verdadeiro. “Quem não se lembra de quando a terra dos agricultores foi invadida, porque lá colocaram gado para destruir a lavoura? Quem estava lá? Dom José Maria Pires e Dom Hélder Câmara, cada um com um chicote tangendo o gado dentro do roçado”, respondeu o próprio deputado, ressaltando que esse fato prova o aspecto profético de firmeza, serenidade, coragem e amor à causa dos excluídos.
“Não apenas na Paraíba, mas agora em Minas Gerais, onde reside na cidade de Córregos, sua cidade natal, Dom José continua exercendo a atividade apostólica e pastoral, dando, igualmente, exemplo de força, coragem e firmeza”, complementou, acrescentando ser este o homem que quer homenagear, pedindo que “Deus possa conceder-lhe muito mais anos para que permaneça em nosso meio”.
Ascom

Nenhum comentário: