Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Gaudêncio Mendes presta contas do já foi feito em Itaporanga na área de Saúde nos meses de jan/fev

No último sábado (28) o programa radiofônico ‘Itaporanga em Foco’, que tem como âncoras este editor o radialista Savi Filho, contou a participação do secretário municipal da Saúde Dr. Gaudêncio Mendes de Sousa que levou ao conhecimento da população diversas ações que vem sendo desenvolvidas na pasta. Diga-se de passagem, o atual secretário está dando uma cara nova ao setor, haja vista, que neste quesito o município se encontrava, até dezembro passado, um pouco atrasado. Na oportunidade o secretário informou que no próximo dia 17 (de abril) será realizada em Itaporanga a reunião de decisões dos secretários municipais da Saúde, do Vale do Piancó, onde irão discutir assuntos do setor, inclusive, constando na pauta o processo de municipalização dos hospitais de Itaporanga, Piancó e Pombal.
“Será um momento que teremos para tomada de medidas importantes para a Saúde no Vale do Piancó, objetivando sempre destinar o melhor para a população dos municípios que formam a região”, disse Gaudêncio. O secretário foi, ainda, indagado por uma ouvinte sobre ausência do médico no PSF do Conjunto Miguel Morato. O profissional, segundo o gestor, se ausentou de suas funções desde o início do ano sem prévio comunicado à Secretaria Municipal.
“Ao assumir a Secretaria fiquei sabendo que o médico havia se ausentado sem comunicação, inclusive, falei a respeito no programa (Itaporanga em Foco) anterior... Estamos esperando (completar 90) dias que ele tem direito, pelo fato de ser concursado, e após esse prazo providenciarmos a contratação de um outro profissional para o lugar”, declarou.
O secretário, no entanto, anunciou aos ouvintes que está em curso uma programação no Hospital Infantil tendo a disponibilidade diária de um médico para o atendimento, quando não tiver o profissional nos PSFs. “È bom lembrar que quando assumi a Secretaria encontramos cerca de cinco PSFs sem médicos há mais de quatro meses”.
Ao final, Gaudêncio fez um agradecimento particular a sua equipe pelo trabalho que vem desempenhando com muita eficiência e competência. Ele fez uma breve prestação de contas do que já fora executado, nos meses de janeiro e fevereiro, em sua pasta, como:
Atenção básica em Saúde: 1.533 consultas médico PSF; 200 consultas pré-natal; 414 consultas hipertensos; 1.515 atendimento enfeimeiro PSF/PACS; 1.398 procedimentos odontológicos; e 5.502 atendimentos odontológicos.
Visitas domiciliar: 5.502 (Agentes Comunitários de Saúde)
Dezenas de Exames Realizados, como: Citológicos, exames laboratoriais, radiodiagnósticos e USG: obstetrícia, transvaginal, pélvica, abdominal, vias urinárias, vias biliares e de próstata.
Além de dezenas de encaminhamentos (de complexidade) para as cidades de Campina Grande e João Pessoa, como: Ressonância magnética, tomografia computadorizada, teste de esforço ergométricos, entre outros. O Secretário enumerou que foram feitos 1.200 cadastros de hipertensos e diabéticos como, ainda, a distribuição de: 42 mil captopril, 25 mil hidrocloliazida, 10 mil atenalol e 12 mil propanalol.
Ele listou, também, em relação a vigilância epidemiológica as seguintes notificações: 112 casos de diarréia, 10 anti-rábico, 01 de dengue, 04 de tuberculose e 01 de eventos adversos.
O programa 'Itaporanga em Foco' é levado ao ar todos os sábados pela Rádio Correio do Vale AM de Itaporanga.

Nenhum comentário: