Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 31 de março de 2009

Servidores estaduais sofrem corte de gratificações

O procurador geral do Estado, Marcelo Weick, explicou na tarde desta terça-feira (31), em entrevista ao radiofônico Correio Debate, que os cortes nas gratificações dos servidores estaduais foram provocados por “fortes indícios” de irregularidades. Weick disse que foram detectadas gratificações de até R$ 7 mil reais. "Pessoas ganham gordas gratificações sem critérios", disse o procurador. Há suspeita de que elas foram concedidas como beneficio político.
Ele orienta funcionários que estejam se sentindo prejudicados a procurar a Secretaria de Administração. Mas não garantiu que as gratificações serão repostas. Além do procurador, três secretários Marcus Ubiratan (Finanças), Antônio Fernandes (Administração) e Sales Gaudêncio (Educação) participam, nesta tarde, de sessão especial na Assembléia Legislativa para explicar os cortes.
Milhares de servidores estaduais do quadro efetivo se deram conta, nesta terça-feira (31), de uma realidade que foi determinada, pelo governador José Maranhão (PMDB), no início de sua gestão, em 18 de fevereiro último. Todas as gratificações foram cortadas e o teto máximo, salvo em alguns casos de incorporações aos vencimentos, ficou estabelecido em R$ 500,00.
A surpresa e estupefação de muitos servidores já podem ser registradas nas filas de bancos, caixas eletrônicos e na própria consulta nas contas correntes, através da Internet. Segundo o deputado Romero Rodrigues (PSDB), a iniciativa do Governo Maranhão III foi "cruel e impactante" para a maior parte dos servidores, que se programam financeiramente com base em sua realidade salarial.
Já com presença assegurada em sessão especial na tarde desta terça-feira na Assembléia Legislativa, o secretário Antonio Fernandes, da Administração, terá de explicar com detalhes aos deputados os procedimentos adotados para o corte geral de gratificações dos servidores estaduais. Os secretários Sales Gaudêncio (Educação) e José Maria de França (Saúde) também participarão da sessão especial desta terça-feira (31). Eles vão prestar esclarecimentos sobre a situação dos prestadores de serviço do Estado.
Entidades representativas dos servidores estaduais já preparam mobilizações e protestos pela medida administrativa.

Nenhum comentário: