Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 20 de março de 2009

Famup propõe ao TCE criação de um fundo que recebesse as multas pagas por Prefeituras

Inclusive, os prefeitos da Paraíba representados pelo presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, propôs que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) criasse um fundo que recebesse as multas pagas pelas prefeituras punidas pelo tribunal. Este dinheiro seria revertido aos demais municípios e o pedido nasceu na audiência pública da Assembleia Legislativa que discutiu o Projeto de Lei Orgânica do TCE.
No entanto, o presidente do TCE, Nominando Diniz, diz que o Tribunal teria que mudar a lei para criar um fundo como este e que não cabe a eles mudar lei. "No Tribunal de Contas nós não fazemos leis, apenas cumprimos", argumentou. Diniz falou à reportagem que dos mais de 130 municípios, apenas 5 tiveram contas questionadas. Uma das propostas de modificação que foi aceita foi a de escalonamento das multas. Assim, dependendo da irregularidade constatada, mudará o valor cobrado peloTCE.
Outra mudança é a de prazo do recurso de revisão, que pode ser interposto em um prazo de até cinco anos e terá o prazo reduzido para dois anos. Muda também o nome, passa a ser chamado pedido de revisão. Nominando reafirmou a extinção do projeto de criação de Tribunais de Contas Municipais (TCM) e falou que o TCE tem lutado pela transparência nas contas que, segundo ele, é um princípio constitucional.

Nenhum comentário: