Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 30 de março de 2009

OSPB faz concerto com destaque em solo de fagote, com Costinha, em peça de Villa-lobos

O concerto desta quinta-feira, dia 2 de abril, da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) terá destaque para solo de fagote, do músico e instrumentista itaporanguense Heleno Costa Filho (foto), Costinha, em composição de Villa-Lobos. O repertório terá ainda uma obra de A. Dvorak. A apresentação acontecerá no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, às 20h30, com entrada franca. Na regência o maestro titular da OSPB, Marcos Arakaki.
O concerto, que faz parte do projeto Quintas Musicais da Funesc e conta com o apoio do Governo do Estado, para a sua realização, traz no repertório duas peças clássicas: “Ciranda das Sete Notas” para fagote e orquestra de cordas, do compositor Heitor Villa-Lobos; e Sinfonia nº 9 em mi menor, op.95, “Sinfonia do Novo Mundo”, de A.Dvorak. O músico Heleno Costa Filho, o Costinha, como é mais conhecido, é especialista em dois instrumentos: fagote e saxofone.
Começou a estudar música aos 10 anos de idade. É membro fundador do grupo JPSax, grupo paraibano com o qual gravou três CD’s: “JPSax Quarteto”, e “Brasil um século de Saxofone”, lançados nacionalmente pela gravadora CPC Umes e “Solo na Buraqueira” lançado em 2007.
Em 2005, partiu para carreira solo, lançando o primeiro CD de composições próprias e também de compositores paraibanos, intitulado de “Costinha”, com participações especiais de Radegundis Feitosa (seu irmão) e Sivuca. Em 2006 formou o grupo “Caninga Trio”, com uma proposta de desenvolver um repertório instrumental voltado para a formação do Sax, Guitarra e Baixo elétrico. Em janeiro deste ano, o Caninga Trio lançou o CD “Tempo Bom”.
Atualmente Costinha é professor de saxofone e fagote da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fagotista solista da orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).
Ascom/OSPB

Nenhum comentário: