Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 31 de março de 2009

Maranhão discute Conselho de Desenvolvimento com reitores da UFCG e UEPB; A instalação de um colégio técnico em Itaporanga foi um dos temas

a itaporanguense Marlene Alves e o governador
O governador José Maranhão, acompanhado do secretário da Educação Sales Gaudêncio, recebeu na manhã desta terça-feira (31), no Palácio da Redenção, os reitores Thompson Mariz, da Universidade Federal de Campina Grande, e Marlene Alves, da Universidade Estadual da Paraíba. De acordo com Sales Gaudêncio, a reunião foi convocada pelo governador para discutir o Projeto de Lei que cria o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Para o reitor da UFCG, Thompsom Mariz - primeiro a ser recebido pelo governador, a criação do Conselho é importante para que a sociedade civil organizada possa participar efetivamente das ações do governo. “Na hora que você colocar os reitores para participar de um conselho eclético, dessa natureza, ele vem trazer a experiência dessas instituições e contribuir para que as políticas consultem os interesses da Paraíba”.
Thompson enfatizou, ainda, que as universidades começaram, junto com a Secretaria de Educação, um processo de formação e qualificação de professores, além da implantação de colégios técnicos. “O governador se comprometeu em ajudar a conseguir a implantação, ainda este ano, de Colégios Técnicos em Itaporanga e Itabaiana”.
Já a reitora Marlene Alves, natural de Itaporanga – que foi recebida pelo governador logo após a audiência do reitor da UFCG, explicou que a UEPB vai participar desse plano, por ser uma instituição do Estado da Paraíba que tem todas as responsabilidades e competências de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do Estado.
“A Paraíba precisa compreender que tem potencial e precisa investir não só do ponto de vista da economia, mas da perspectiva de desenvolvimento humano. Nenhuma civilização avançou que não fosse através de projetos educacionais”, comentou. A reitora informou, ainda, que a UEPB tem dois anos e meio em João Pessoa e tem um projeto pronto de construção de sua sede. Segundo ela, o governo passado desapropriou um terreno para construção desse Campus, mas uma questão jurídica vem atrapalhando o andamento do processo. “O governo atual está resolvendo esta questão para que a UEPB possa então ser construída em local apropriado”, disse a reitora.
Secom

Nenhum comentário: