Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 25 de março de 2009

Couto comemora retorno às atividades sacerdotais

Na última segunda (23) o imbróglio envolvendo o padre (e deputado federal) Luiz Couto (foto) e o arcebispo paraibano Dom Aldo Pagotto chegou ao fim. O parlamentar poderá voltar a celebrar missas e ministrar sacramentos na Arquidiocese sem nenhum impedimento.
Luiz Couto, havia sido afastado das funções clericais por defender o uso de preservativos e criticar a discriminação contra homossexuais e a obrigatoriedade do celibato. Dom Aldo considerou que as colocações do padre iam de encontro à postura da Igreja Católica.
Para ratificar a nova decisão do arcebispo, Luiz Couto já agendou uma missa campal que presidirá na noite desta sexta-feira (27), na Praça da Paz, do conjunto dos Bancários (em frente ao Shopping Sul), em João Pessoa. Dom Aldo não explicou os motivos que o levaram a revogar a suspensão de Couto.
Informações de bastidores da imprensa, entretanto, dão conta de que o núncio apostólico, que está no Brasil e é o embaixador do Estado do Vaticano, onde tem relações diplomáticas, teria algo a ver com esse recuo.
Hoje, recebemos do deputado federal Luiz Couto Nota em que fala sobre o desfecho do caso. Confira, abaixo, a íntegra da Nota:
"Logo que recebi a notícia da suspensão do ato que impedia o exercício de minhas funções sacerdotais, senti uma grande alegria. Foi como se tivesse nascido de novo, afinal celebrar a Eucaristia é para mim um momento de oxigenação, fortaleza, para continuar denunciando as injustiças, e motivação existencial. É a renovação da comunhão com Deus, com a Igreja e com o povo.
Repito o que disse o salmista no capítulo 63, versículo 2: “Ó Deus, tu és o meu Deus, por ti madrugo. Minha alma tem sede de ti, minha carne te deseja com ardor, como terra seca, esgotada e sem água”.
Aproveito para compartilhar este meu contentamento e, particularmente, para agradecer as entidades, a imprensa, aos políticos, religiosos e religiosas, sacerdotes, bispos e leigos, enfim, a todos os irmãos e irmãs da Paraíba, do Brasil e do mundo que compreenderam a necessidade que tenho de continuar minha luta em defesa dos Direitos Humanos e dos excluídos da sociedade.
Agradeço também ao arcebispo Dom Aldo Pagotto, ao Padre Luis Antônio, ao Dr. João Ricardo, ao Conselho Presbiteral e a maioria dos padres da nossa arquidiocese que através do diálogo franco, fraterno, solidário e transparente praticaram gestos que me devolveram o real sentido de vivência com a Igreja e com o povo.
Muitíssimo obrigado a todos e todas,
Padre Deputado Luiz Couto"

Nenhum comentário: